Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sul e sudeste do Pará recebe novos professores e profissionais das ciências humanas formados pela Unifesspa

  • Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 16h18
  • Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 17h58
  • Acessos: 1175

formatura ich dia 22 julhoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realizou, nos dias 22 e 23 de julho, a colação de grau de 24 formandos dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Educação do Campo e História, do Instituto de Ciências Humanas (ICH). 

São novos profissionais, licenciados ou bacharéis, que a Unifesspa devolve à sociedade sul-paraense para contribuir na melhoria e fortalecimento de suas respectivas áreas de atuação, seja no campo ou na cidade.

Promovidas em ambiente virtual, ainda em razão da pandemia, as cerimônias reuniram alunos e professores num momento de emoção pela conclusão desta etapa e de celebração pelo início da carreira destes que saem da universidade pública com uma formação profissional e cidadã. 

Na primeira colação, no dia 22 de julho, seis concluintes do curso Educação do Campo e outros seis do curso em História prestaram juramento e oficialmente se tornaram licenciados para atuar na docência. “Todo o conhecimento adquirido dentro e fora da sala será levado para nossa vida. Foram muitas as dificuldades, mas foram elas que forjaram nosso conhecimento intelectual durante nossa formação acadêmica”, declarou o formando em história e orador das turmas, Adenilson Ferreira. 

Logo após, discursaram o patrono das turmas, prof. Hiran Possas e o Paraninfo, prof. Marcus Vinicius Reis. Ambos externaram a alegria de participar deste momento e parabenizaram os novos professores recém-formados. Também proferiram discurso a vice-diretora da Faculdade de História, profa. Valéria Melo e a diretora da Faculdade de Educação do Campo, profa. Maura dos Anjos.

“Os dias atuais têm imposto a necessidade de refletirmos sobre a vida, sobre as coisas que nos motivam e o quanto as mudanças que almejamos para sociedade demandam de nós engajamento e coragem. E por acreditar que essas transformações passam, necessariamente, por uma educação emancipadora e de qualidade, considero muito especial estar diante de professores e professoras formados em uma universidade pública, constituída a partir da diversidade e das lutas sociais características desta região”, declarou Valéria Melo.  

formatura ich dia 22 julho 2Maura dos Anjos, falou sobre a relevância deste momento para Fecampo e destacou o objetivo do curso em buscar construir uma formação humana sob diversas dimensões. “A licenciatura em educação é construção coletiva que tem um grande empenho de todos que fazem essa universidade, dos movimentos sociais, indígenas, das famílias dos agricultores, ribeirinhos, extrativistas e, principalmente, dos próprios estudantes que estão na luta para garantia do direito a educação”, disse.  

Colação de Grau do dia 23 de julho - receberam outorga de grau os formandos de Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia. A vice-reitora da Unifesspa, Profa. Lucélia Cavalcante, conduziu a solenidade que também contou com a participação dos professores Marcus Vinícius Souza (diretor do ICH); Raimundo Wanderley (coordenador do Bacharelado em Ciências Sociais), Robson Alves (coordenador da Licenciatura em Geografia), Walber Christiano Lima (coordenador da Licenciatura em Pedagogia), além dos professores Vanja Elizabeth Costa (paraninfa) e Cloves Barbosa (patrono).

A concluinte Ulda Wanbergue prestou juramento em nome das turmas e a professora Fernanda Abreu fez um discurso como oradora representante dos formandos. A solenidade seguiu com discurso das demais autoridades presentes. “Vocês, como profissionais da Ciências Humanas, receberam uma formação para a defesa da cidadania, do bem público e da melhoria da qualidade de vida. São ideais que vocês irão promover agora como novos profissionais, muito importantes para transformação e melhoria da qualidade vida da nossa região. É por isso, que temos esperança de que a vida no sul e sudeste do Pará será cada dia melhor”, afirmou o diretor do ICH, prof. Marcos Souza, em seu discurso.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora da Unifesspa lembrou dos ataques aos cientistas e à área das ciências humanas, ressaltando a relevância desses pesquisadores em uma região marcada por desigualdades e opressões, como ocorre nos estados do Norte do país e, em especial, no Pará. Lucélia falou, ainda, sobre as expectativas e desafios relativos ao perfil de um egresso de humanas para além do que está previsto na legislação vigente.

“Parabenizo a todos pela trajetória, pela conclusão do curso e desejo que vocês possam conquistar o direito ao trabalho, que seja digno e respeite os profissionais com a cátedra com a qual vocês se formaram. E, em nome da ciência, espero que estejamos logo todos vacinados e com políticas sanitárias que permitam que possamos voltar a conviver e nos reencontrar presencial em breve”, afirmou.

colacao grau ich 1

Fim do conteúdo da página