Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mais de 350 atendimentos são realizados na Unifesspa em ação de saúde voltada para a comunidade interna e externa

  • Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 18h04
  • Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 10h31
  • Acessos: 816

A ação de saúde voltada para a comunidade interna da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e também para a comunidade externa, realizou teste rápido de antígeno para Covid-19; aferição de pressão arterial, medição de glicemia, vacinação contra Covid-19 e também contra a influenza, ao todo foram realizados mais de 350 atendimentos. O mutirão foi desenvolvido pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep), em parceria com a Prefeitura de Marabá, e aconteceu na Unidade III, no bairro Cidade Jardim. 

Ação

Para a estudante Jaciara Souza da Silva, estudante do curso de licenciatura em química, 7º período, a ação é muito favorável pois ajuda os discentes a conciliarem as atividades acadêmicas com o cuidado com a saúde. “A ação é muito Discentes importante levando em consideração que os alunos às vezes passam o dia na universidade, e não têm tempo de ir até uma unidade básica de saúde, ou algo do tipo. Eu achei bem interessante e tá agregando bastante. Aqui, vai juntar o útil ao agradável”, considerou.

Sobre o assunto, o discente Álvaro Felipe Monteiro, de Licenciatura em Química, chamou atenção para o cuidado que a Unifesspa tem para com a comunidade. “Acho uma atenção muito grande da instituição, em se preocupar com a saúde da comunidade acadêmica e promover essas ações de saúde que além de levar reflexão nesse meio pandêmico, nos convida a estarmos mais cientes da nossa vacinação está sempre em dias com a nossa saúde”, destacou. 

O docente Diego de Macedo Rodrigues, do curso de Agronomia, frisou a importância da integração da comunidade interna e externa no mesmo ambiente, além de prestar serviço de forma direta à comunidade local. “Essa é uma ação muito importante, pois além de se buscar a saúde da nossa comunidade e da externa, há também momentos de integração entre ambas e isso é muito importante. Essas ações são necessárias para trazer público para nossa universidade, para que as pessoas vejam como funcionamos e que além de formar pessoas também estamos comprometidos com a comunidade local”, ponderou. 

Parcerias

ParceriasSheila Freire, chefe da DSQV, explica que a parceria com a prefeitura de Marabá já existe há um tempo. “Sempre que vamos realizar uma ação de saúde entramos em contato com a secretaria municipal de saúde e eles nos dão suporte e o mesmo acontece quando a demanda é deles”. A gestora explica ainda  que essa ação em especial é muito importante uma vez que a Unifesspa está abrindo as portas para a comunidade externa. “A ação engloba atendimento a vários moradores da região como o bairro Cidade Jardim, o Delta Parque e o Total Ville, já que aqui próximo ainda não tem posto de saúde. Então era uma demanda que a Secretaria Municipal de Saúde já tinha e que com essa parceria pôde ser atendida”, informou. 

A ação também contribuiu para fortalecer ainda mais a parceria com o Departamento de Divisão de Saúde e Qualidade de Vida com a Faculdade de Saúde Coletiva. “A demanda por profissionais de saúde é muito grande em todas as regiões, na nossa divisão é muito também porque hoje a gente só conta com uma enfermeira do trabalho. Para suprir nossa demanda temos aqui hoje discentes da saúde coletiva que estão ajudando integralmente e atuando diretamente”, explicou. 

Comunidade externa

Fim do conteúdo da página