Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reconhecimento: Curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa é nota 4 na avaliação do MEC

  • Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 11h34
  • Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2018, 21h22
  • Acessos: 3448

Destaque Eng MecânicaO curso de bacharelado em Engenharia Mecânica - autorizado pela Portaria nº 45, de 17/09/2013, publicada no DOU de 19/09/2013, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) apresentou um perfil de qualidade "muito bom", recebendo nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escala conceitual que vai de 1 a 5.

A avaliação in loco foi realizada no período de 9 a 12 de maio e, segundo os avaliadores, todos os requisitos legais e normativos como a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além da infraestrutura, foram atendidos.

A Comissão de Avaliação procedeu, individualmente, a verificação da documentação disponibilizada para esta finalidade no e-MEC. Foram analisados o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – com prazo de validade de 2014 a 2018), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC-2017), e demais documentos postados.

O curso também foi bem avaliado quanto à titulação dos docentes. Todo o corpo docente do curso (19 professores) detém titulação em programas de pós-graduação (12 doutores e 7 mestres).

Durante a avaliação, foi verificado que os laboratórios especializados implantados atendem de maneira suficiente aos aspectos de adequação ao currículo, acessibilidade, atualização de equipamentos e disponibilidade de insumos.

A Unifesspa possui acervo de periódicos e as bases de dados que atendem o curso de Engenharia Mecânica disponibilizados via o portal de periódicos da Capes.

Outro item apontado positivamente pela equipe de avaliação do Mec foi quanto aos laboratórios de informática existentes. Eles são suficientes para atender adequadamente aos usuários potenciais. A Universidade apresenta um laboratório de informática básica (com um total de 40 computadores), para atender aos discentes do curso. Existe acesso por wi-fi em todos os ambientes da IES, sendo verificado ainda a existência de dois técnicos em TI que dão suporte as aulas e equipamentos de informática existentes na instituição. O curso de Engenharia Mecânica também dispõe de um adequado acervo de softwares e de laboratório com computadores em atendimento as necessidades de formação dos discentes.

Os avaliadores consideraram muito bom o espaço físico utilizado pelos alunos. As salas de aula utilizadas pelos discentes do curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa são muito boas, considerando os aspectos quantidade (36 salas na unidade II de Marabá) e número de alunos por turma (30 alunos), disponibilidade de equipamentos, dimensão em função das vagas autorizadas, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade. Todas as salas são climatizadas e apresentam acesso por wi-fi, com disponibilidade de equipamento data show aos professores.

O PPC de Engenharia Mecânica contempla as demandas efetivas dos arranjos produtivos locais de natureza econômica. As demandas de natureza cultural, política e ambiental são atendidas de forma transversal. Sendo este indicador considerado atendido de forma suficiente. As políticas institucionais de ensino e extensão estão regulamentadas e muito bem implantadas no âmbito do curso: (Projeto Baja, Aerodesign, Empresa Jr. EM&S). Os programas no âmbito da pesquisa existentes, possuem incentivos aos docentes com envolvimento dos discentes, como por exemplo, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Engenharia Mecaânica

Foi considerado pela equipe avaliadora do MEC que o perfil profissional expressa, de maneira suficiente, as competências do egresso. Outro ponto importante avaliado foi a questão da acessibilidade.

A Unifesspa garante a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia). Este Núcleo tem por finalidade atender servidores e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação quanto ao seu acesso e permanência na universidade, podendo desenvolver também projetos que atendam a comunidade regional. A Unifesspa disponibiliza ainda, rampas de acesso, elevadores para as áreas acadêmico-administrativas, banheiros adaptados e piso tátil (em fase de implementação).

A equipe também avaliou positivamente a questão do estágio curricular supervisionado implantado no âmbito do curso.

Sobre o curso: O número de vagas ofertados pelo curso de Engenharia Mecânica é de 30 vagas anuais, sendo que seu turno de funcionamento é integral e a carga horária total do curso que consta no PPC é de 3.600 horas (corresponde a 4.320 horas aula de 50 minutos), sendo: 150 horas de atividade complementares, 83 horas de disciplinas optativas, 200 horas relógio de estágio supervisionado; 28,33 horas relógio de TCC; 3.138,67 horas aula em salas de aula e laboratórios. O tempo mínimo de integralização do curso é de 5 anos, e máximo de 7,5 anos.

Fim do conteúdo da página