Marabá sediará III Congresso Paraense de Educação Especial coordenado pelo NAIA

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 11h47
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 16h53

Será realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - NAIA/UNIFESSPA nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2016, o III CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, em local a ser definido pela coordenação do evento.  Aos interessados em realizar a inscrição com trabalhos para referido evento, já foram divulgadas as Instruções e Normas.

Em sua 3ª edição, o CPEE abordará como tema central “A transversalidade da Educação Especial da Educação Básica ao Ensino superior, com a finalidade de discutir a educação especial como direito precípuo para o processo de inclusão educacional das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”.

Diante da temática escolhida, serão realizadas análises quanto aos direitos assegurados legalmente e implementados, problematizando as realidades de municípios paraenses e debatendo sobre outras realidades do Brasil, quanto aos direitos que têm sido consentidos e negados, provocados por um modelo de inclusão, que ainda exclui por não oferecer as condições dignas e justas de acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade aos alunos público-alvo da educação especial. Pretende-se contribuir com análises sobre as políticas instituídas no cotidiano da vida escolar dos alunos para se propor caminhos para a superação das práticas de negação de direitos.

Na programação deste ano haverá presenças ilustres de renome nacional e que contribuirão com este importante evento, a saber: Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - Universidade Federal de São Carlos/UFSCar- Campus São Carlos – SP, Promotora Lilian Viana Freire - 13ª Promotoria de Justiça - 13ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, Órfãos, Interditados, Incapazes, Pessoas com Deficiência e Idosos de Marabá, Mestra e Doutoranda Danitiele Maria Calazans Marques– UFSCAR, Professor Dr. José Antônio dos Santos Borges – UFRJ e Prof. Me. Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto – UFAM.

Além das palestras de abertura, o III CPEE contará várias atividades, desdobradas em 2 simpósios, 8 Mesas redondas, até 10 Oficinas, até 10 Minicursos, Comunicações Orais e Relato de Experiências. As inscrições serão realizadas no site da Unifesspa que nos próximos dias disponibilizará o acesso.

A coordenadora do evento, Prof.ª Drª Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, convida toda a comunidade a participar “Peço colaboração na divulgação deste importante evento a toda comunidade universitária, pois a temática dos Direitos Humanos e Inclusão das pessoas com deficiência é uma temática que se transversaliza na formação de todos discentes, docentes e técnicos”, reforçou.

Confira:

Instruções e Normas para submissão de trabalhos

Resumo do curriculum dos(as) palestrantes

Para mais informações: https://www.facebook.com/IIIcongressoparaense/ ou (94) 21017128