Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor Maurílio Monteiro assume reitoria da Unifesspa e empossa nova equipe

  • Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 16h26
  • Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2016, 17h37
  • Acessos: 5961

DSC 0016Mais de 300 pessoas entre universitários, professores, técnicos administrativos da Unifesspa, autoridades locais e integrantes da imprensa de Marabá prestigiaram a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, realizada na noite de segunda-feira (10), no auditório central da Unidade II do Campus de Marabá. A banda musical da Casa da Cultura de Marabá executou um repertório da Música Popular Brasileira, recepcionando os convidados e dando início à solenidade.

A sessão foi presidida, inicialmente, pelo reitor pro tempore da Instituição, Prof. Dr. Carlos Renato Lisboa Francês, que respondeu pelo cargo nos últimos quatro meses. Renato Francês fez breve pronunciamento no qual destacou como ações de sua interinidade o processo de licitação para a construção do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Marabá. Ele falou dos últimos três anos de experiência na administração superior da Unifesspa, onde também ocupou o cargo de pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Em momento solene de transmissão do cargo, o professor Renato Francês fez a entrega das insígnias reitorais ao primeiro reitor eleito da Unifesspa, Maurílio Monteiro. Com esse gesto, foi formalmente transferido de mãos o comando da Unifesspa. Em seguida, já assumindo a presidência da solenidade, o reitor Maurílio Monteiro deu posse à vice-reitora eleita, Idelma Santiago, e aos pró-reitores e demais membros da Administração Superior.  

O reitor fez agradecimento especial ao ex-reitor pro tempore, Renato Francês, pelo comando da Instituição e reforçou se sentir “animado e tranquilo” com a presença da professora Idelma Santiago no papel de vice-reitora. Defendeu a Unifesspa como formadora de profissionais compromissados com a Nação brasileira e produtora de novos conhecimentos para os povos da região amazônica.

Maurílio Monteiro também demonstrou-se preocupado com os efeitos da aprovação da PEC 241 nos investimentos públicos em educação no Brasil. Mesmo assim, reiterou, “vamos para a luta com o mesmo vigor dos que construíram os primeiros passos da Unifesspa. Vamos para a luta como uma universidade pública, democrática e diversa, Vida longa à Unifesspa. Vida longa ao ensino público”.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora Idelma Santiago registrou os desafios e tarefas que passou a assumir, entre elas, o compromisso com a defesa do caráter plural da universidade e suas relações dialógicas com os diversos segmentos, entre eles, professores, técnicos administrativos, alunos e a sociedade. Idelma Santiago estimulou a prática e a defesa dos direitos sociais e da cidadania conquistados pelo povo brasileiro, compromisso com as lutas sociais, com os atores que buscam a inclusão social. 

Ela defendeu, ainda, uma articulação com os diversos atores sociais na continuidade da universidade pública e gratuita no nosso País. “A nossa expectativa é de que continuemos trilhando com víamos fazendo nos últimos três anos da Unifesspa, com muitos acertos e algumas correções”. Para ela, é preciso fazer da Unifesspa "o exercício de nossa autonomia e do exercício de nossa intelectualidade”.

DSC 0079Mesa de honra

O Cerimonial da Unifesspa começou a solenidade com a composição da Mesa de Honra da qual fizeram parte, por ordem, o reitor pro tempore Renato Francês e o reitor eleito e agora empossado, Maurílio de Abreu Monteiro; a vice-reitora eleita, professora doutora Idelma Santiago; as convidadas Crissiana Almeida Dias, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento, representando a Prefeitura Municipal de Marabá; e a vereadora Irismar Nascimento Araújo Melo, representando a Câmara Municipal de Marabá; além do general Eugênio Pacelli Vieira Mota, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

Também foram registradas as presenças do diretor do Campus Industrial de Marabá, pertencente ao Instituto Federal do Pará, Marcelo Edgar, do diretor do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa, Janailson Luis; do diretor adjunto do Instituto de Ciências Exatas, Rodrigo Monte Gester; do diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional, José Anchieta; da diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Érica Jucio dos Reis Ferreira (Rondon do Pará), do diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido, Eduardo Salgueiro ( Xinguara) e do diretor do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), Carlos Augusto Carneiro Costa.

Maurílio Monteiro é formado em História (1991), com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1996), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui doutorado pela mesma instituição na área de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, concluído em 2001. Na UFPA foi professor por mais de dezanos. Ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Pará no período de janeirode 2007 a dezembro de 2010. Idelma Santiago é graduada em História pela Universidade Federal do Pará (1999), com especialização em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado (2006) e doutorado em História (2010), pela Universidade Federal de Goiás.

Posse de cargos da Administração Superior        

Assinaram seus termos de posse, sem discursos, a seguinte equipe: Técnico Administrativo Manoel Júnior como Chefe de Gabinete; Técnica Administrativa Amanda Mota como secretária Geral dos Conselhos Superiores; Professor Doutor José Elisandro de Andrade, como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN); Técnico Administrativo Lucas França Rolin, secretário de Infraestrutura; Professora Doutora Renata Lilian Portugal Fagury, presidente da Comissão Permanente de Pessoal; Professor Doutor Leandro de Oliveira Ferreira, pró-reitor de Administração e Infraestrutura; Técnico Administrativo Marcel Ferreira Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Professor Doutor Elias Fagury Neto, pró-reitor de Ensino de Graduação; Professora Doutora Fernanda Carla Ferreira, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica; Técnica Administrativa Laena Vieira Antunes da Rocha, assessora de Comunicação. Professor mestre Haroldo de Souza, pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis; Técnica Administrativa Júlia Silva de Paula, Auditora Geral da Unifesspa; Técnica Administrativa Josilene da Silva Tavares, Ouvidora Geral da Unifesspa; Técnico Administrativo Marcelo da Silva Gomes, Coordenador Geral do Sistema de Bibliotecas. Técnico Administrativo Marcos Ladeira, diretor do Centro de Registro e Controle Acadêmico; Técnico Administrativo Hugo Pereira Kuribayashi, diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação e a professora doutora Lucélia Cardoso, diretora do NAIA (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica).

DSC 0022 DSC 0026

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página