Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
COVID-19

Prorrogado o prazo para inscrição do intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal

  • Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 18h19
  • Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2022, 18h19
  • Acessos: 838

A  Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) divulga a prorrogação no prazo para inscrições para o intercâmbio estudantil temporário no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal. O prazo agora é até o dia 19 de maio de 2022.  A duração do periodo no intercambio será de setembro de 2022 a fevereiro de 2023, não há limite de vagas. Consulte a retificação no site da Arni para ver toda a documentação necessária.

A Arni mantém seus esforços na busca pela ampliação do número de acordos internacionais entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e universidades estrangeiras de renome. Com tratativas desde setembro de 2021, a Arni celebra a assinatura de Acordo com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, assinado oficialmente no dia 19 de abril de 2022. Ainda que em contexto pandêmico, os contatos entre as instituições resultaram nessa parceria que visa:

  • Estimular a investigação conjunta de interesse comum e, segundo prioridades previamente determinadas, a colaborar mutuamente para o desenvolvimento da docência nas áreas em que ambas estejam interessadas, 
  • A promover e facilitar a mobilidade dos seus docentes e investigadores, 
  • A fortalecer a mobilidade dos seus estudantes de graduação e de pós-graduação e, em geral, a prosseguir conjuntamente quaisquer outros objetivos de interesse comum que considerem apropriados.

O acordo tem vigência de cinco anos e, a partir dele, ações específicas de ensino, pesquisa e extensão poderão ser desenvolvidas entre as instituições.

Dentre os benefícios da parceria, cita-se a mobilidade de estudantes, de graduação e pós-graduação, por um período de um semestre ou um ano letivo, entre as Instituições, sendo que os estudantes envolvidos na mobilidade terão iguais direitos e deveres, estando sujeitos, nomeadamente, às regras e regulamentos da instituição receptora. Além disso, para o público docente, é estimulada a mobilidade de docentes em ações de formação e investigação de comum interesse para as duas instituições, sendo que os docentes em mobilidade terão o mesmo direito ao uso das instalações como qualquer outro professor visitante.

Destaca-se a grande oportunidade para internacionalização dos currículos e carreiras de comunidade acadêmica, bem como a oportunidade de trocas culturais e científicas. O acordo pode ser verificado na íntegra na Página da Proad.

Fim do conteúdo da página