Unifesspa realizará evento sobre cuidados com a voz

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 16h14
  • Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 17h22

Dia mundial da vozUma boa voz pode fazer a diferença em qualquer situação. Entretanto, pelo fato de achar o seu cuidado algo trivial, a maioria das pessoas não o faz como deveria, e como outras partes do corpo, ela também requer atenção. E para aquelas pessoas que não entendem como a saúde da voz pode interferir na vida cotidiana, é importante ressaltar que não são apenas atores, professores, cantores, locutores ou profissionais de telemarketing que dependem da voz para trabalhar, pois, cerca de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas tarefas.

Com o tema “Seja amigo da voz”, a pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizará palestras a respeito dos cuidados com a voz. O objetivo da DSQV é fornecer informações para prevenção de doenças relacionadas a voz. O público-alvo do evento são professores e demais servidores que tiverem interesse ou utilizam a voz como ferramenta de trabalho, além daquelas pessoas que ficam com a garganta irritada facilmente, têm alergia ou até mesmo aquelas que tenham qualquer tipo de alteração na voz.

Há alguns sintomas de distúrbios vocais como a rouquidão, cansaço ao falar, pigarros, entre outros. Segundo o engenheiro de segurança do Trabalho Dair Sousa Silva, a fonoaudióloga Aletnéia Santos, formada pela Universidade da Amazônia, realizará palestras sobre os cuidados com a voz, seguindo o seguinte cronograma:

No dia (14/05) a palestra ocorrerá no Auditório da Unidade II, às 10h. No dia (21/05) o evento ocorrerá no Auditório da Unidade I, às 10h. Já no dia (28/05) a palestra ocorrerá às 14h na sala 2 do PDTSA, localizada na Unidade III.

O Dia Mundial da Voz é comemorado todos os anos no dia 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.

Serviço:

Palestra “Seja amigo da voz”

Datas e Horários:

14/05 - Auditório da Unidade II, às 10h;

21/05 - Auditório da Unidade I, às 10h;

28/05 - Sala 02 do PDTSA - Unidade III, às 14h.