Universitárias de Ciências Naturais são aprovadas em mestrado

A seleção envolveu provas de línguas e específica e apresentação do Plano de Trabalho na Universidade Federal da Paraíba. A orientadora será a pesquisadora Roseane Cavalcanti dos Santos, doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília.

• Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 16h39
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

As universitárias Claudiene Rafalski e Silvânia Alves Martins, da turma de 2011, do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, foram aprovadas no processo seletivo de ingresso no mestrado em Agronomia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para o biênio 2015-2016.

A divulgação do resultado do processo seletivo aconteceu no último dia 27 de outubro.
Claudiene e Silvânia estiveram na manhã de hoje, em visita ao reitor pro tempore, Maurílio de Abreu Monteiro, no Campus III, também chamada de Cidade Universitária, em Marabá.
      Na visita, elas anunciaram a aprovação ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que funciona no Campus II, em Areia (PB) e agradeceram o apoio da Unifesspa em suas aprovações.
As duas serão orientadas pela pesquisadora Roseane Cavalcanti dos Santos, da EMBRAPA Algodão, professora nos Cursos de Pós Graduação em Ciências Agrárias, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), e de Agronomia, da UFPB.
Claudiene e Silvânia destacaram o apoio recebido da professora doutora Alessandra de Rezende Ramos, diretora do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), da Unifesspa, que as ajudaram na formulação do plano de trabalho apresentado e aprovado como parte do processo seletivo.
        Claudiene apresentou como Plano de Trabalho uma proposta de estudar as espécies alelopáticas. O estudo vai abordar um tipo de pimenta do reino, a ser manipulada geneticamente, que tem mecanismos de evitar o aparecimento de ervas daninhas ao seu redor. O experimento que deu origem ao plano de trabalho foi aplicado e deu certo com a alface.
Claudiene pretende que seu trabalho de mestrado ao ser concluído ajude no melhor aproveitamento do desenvolvimento da agricultura familiar em Marabá e nas demais cidades do Pará.
        Silvânia vai explorar o potencial genotóxico de plantas do Estado do Pará. A Genotoxidade é um processo que envolve plantas que tem efeito em outras plantas (alterações de seus cromossomos). A parte molecular, que alteração a planta original, causa o efeito sitotóxico.
As aulas teóricas serão realizadas durante o ano de 2015, com início a partir de 02 de março em Areia (PB) e o experimento prático se dará em Marabá com o acompanhamento da professora Alessandra Ramos, que será co-orientadora do trabalho das duas acadêmicas egressas da Unifesspa.