Alunos e professores do Cursinho Popular Emancipa da Unifesspa participam da III Romaria dos Mártires da Floresta

• Publicado: Terça, 22 de Mai de 2018, 13h40
  • Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 17h49
  • Acessos: 2045

III Romaria dos Martires da Floresta 03Neste final de semana, 19 e 20 de maio de 2018, aconteceu a III Romaria dos Mártires da Floresta no Assentamento Extrativista de Praia Alta em Nova Ipixuna. Alunos e professores integrantes do Cursinho Popular Emancipa: Movimento de Educação Popular, da Unifesspa, que tem o nome “Maria e Zé Cláudio” em homenagem aos extrativistas, estiveram presentes na Romaria e contribuíram com atividades durante o cortejo.

A Romaria tem o objetivo de manter a luta de Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo em defesa da floresta contra a ganância dos Madeireiros. O casal homenageado foi assassinado em 2011 por denunciar a extração ilegal de madeira na região, e até hoje os mandantes e o pistoleiro contratado não foram presos, apesar de condenados em 2016.

O coordenador do Cursinho e professor da Unifesspa, Rigler Aragão, considera importante a presença dos alunos e da universidade na Romaria para fortalecer a luta pela floresta junto aos povos tradicionais “Até hoje ninguém foi preso: nem os mandantes e nem o pistoleiro. Impera mais

III Romaria dos Martires da Floresta 01uma vez o estado de injustiça na nossa região e no nosso país. E hoje, ao homenageá-los, vamos reviver o último percurso feito por eles dentro da floresta antes de serem assassinados. É preciso reviver e fortalecer junto com os povos tradicionais, com os extrativistas, com os indígenas, com os camponeses, essa luta em defesa da floresta e do meio ambiente e exigir das autoridades que a justiça seja feita”, destaca o professor.

Zé Cláudio e Maria eram ambientalistas e agricultores extrativistas e denunciavam grilagem de terras, desmatamento ilegal e madeireiros dentro do projeto de assentamento agroextrativista onde viveram. Após as mortes, Zé Cláudio e Maria foram declarados Heróis da Floresta pela ONU.