Unifesspa abre inscrição para Processo Seletivo Especial

O candidato é obrigado a gerar e imprimir o “boleto de pagamento” para comprovação da inscrição no PSE Unifesspa 2015-1, apesar de não haver cobrança de taxa de inscrição.

• Publicado: Segunda, 12 de Janeiro de 2015, 10h11
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 17h55

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abre hoje, dia 12 de janeiro de 2015, as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2015.1, destinado a seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas para a ocupação de vagas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela instituição de ensino superior. As inscrições no PSE Unifesspa serão admitidas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br, solicitadas a partir de 12 de janeiro de 2015, até 17 horas do dia 28 de janeiro de 2015.
         No total, a Unifesspa oferecerá 58 vagas para candidatos indígenas e 58 vagas para candidatos quilombolas. Serão duas vagas para indígenas e duas para quilombolas em cada um dos 29 cursos, ministrados em Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.
      Os cursos de graduação oferecidos são em nível de bacharelado em Agronomia, Ciências Econômicas, Direito, Geografia, Sistemas de Informação, Geologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Ciências Biológicas, Saúde Coletiva, Administração e Ciências Contábeis; e de Licenciaturas em História, Ciências Sociais, Pedagogia, Física, Matemática, Química, Letras-Inglês, Letras-Português, Artes Visuais, História, Matemática e Letras-Língua Portuguesa.
           Outras informações na sede da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), situada no Campus I, em Marabá, endereço Folha 31 - Quadra 07 - Lote Especial, Bairro: Nova Marabá, em Marabá ou pelo site www.ceps.ufpa.br, e-mail proeg@unifesspa.edu.br ou pelo telefone (94) 2101-7132.

Indígenas

O Processo Seletivo Especial Indígena da Unifesspa será realizado em duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa consiste de prova redação em língua portuguesa a ser realizada no dia 08 de fevereiro de 2015, no horário das 8h as 11h, no município de Marabá.
         A segunda etapa consiste de entrevista individual do candidato não eliminado na primeira fase e a entrega dos documentos como a Declaração de Pertencimento - documento comprobatório que demonstra a vinculação social, cultural, política e/ou familiar do candidato com algum povo indígena, emitida e assinada por autoridade local (liderança tradicional e/ou política e/ou dirigente de associação, sindicato e/ou colônia, conforme previsto na Convenção nº 169 da OIT) -, ou órgão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio e se for o caso a Declaração de Autoreconhecimento de Pertencimento (a exigência deste documento é apenas para candidatos indígenas que moram nas cidades).
        Ambas as provas valem 10 pontos. Os candidatos aprovados na primeira fase devem entregar os documentos e comparecer para a entrevista nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2015, nos horários de 8 horas às 12 horas e de 14 horas às 18 horas, na sede da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), situada no Campus I, endereço Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, Bairro: Nova Marabá, em Marabá.
        Os candidatos aprovados e classificados deverão obter informações sobre a Habilitação ao Vínculo Institucional no endereço eletrônico do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa, http://crca.unifesspa.edu.br, momento em que apresentarão originais e cópias dos documentos: RG, CPF, título do eleitor, reservista, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, entre outros.

Quilombolas

O Processo Seletivo Quilombola será realizado também no município de Marabá no dia 08 de fevereiro de 2015, no horário das 8h às 11 horas. A primeira etapa da seleção de candidatos quilombolas será por meio de prova de redação em língua portuguesa.
      A segunda etapa consiste de entrevista individual do candidato não eliminado na primeira fase e a entrega dos documentos como a Declaração de Pertencimento - documento comprobatório que demonstra a vinculação social, cultural, política e/ou familiar do candidato com alguma comunidade quilombola ou comunidade tradicional, emitida e assinada por autoridade local (liderança tradicional e/ou política e/ou dirigente de associação, sindicato e/ou colônia, conforme prevê a Convenção nº 169 da OIT) -, e cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio. Ambas as provas valem 10 pontos. Os candidatos aprovados na primeira fase devem entregar os documentos e comparecer para a entrevista nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2015 nos horários de 8 horas às 12 horas e de 14 horas às 18 horas.

PDF do Edital