Aluno da escola pública é prioridade na Unifesspa

50% das vagas são destinadas aos estudantes oriundos das escolas da rede pública de ensino brasileira, que tenham cursado integralmente o ensino médio nelas.

• Publicado: Sábado, 17 de Janeiro de 2015, 10h15
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Por orientação do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou para o processo seletivo deste ano, a resolução que destina uma cota de 50% (cinquenta por cento) das 990 (novecentos e noventa vagas) em seus vinte e nove cursos superiores, para estudantes oriundos das escolas públicas brasileiras.

A cota de 50% prioriza o ingresso do aluno proveniente do ensino público, desde que ele tenha estudado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A resolução do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão), órgão deliberativo da Unifesspa, determina que do percentual de 50% das vagas (495 vagas), no mínimo, 40% (quarenta por cento) serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos, pardos ou indígenas. Das vagas destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, 25% (vinte e cinco por cento) deverão ser ocupadas por candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capta.

O estudante beneficiado por ação afirmativa baseada na reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 deverá no momento da habilitação, além dos documentos exigidos no edital, deve comprovar sua condição de beneficiado, através do Histórico Escolar do Ensino Médio, emitido pela mesma escola que expediu o diploma de conclusão do ensino médio, comprovando que cursou todo o ensino médio exclusivamente em escolas públicas brasileiras da rede municipal, estadual ou federal, sob pena de perda da vaga.

Não têm direito à vaga os candidatos que cursaram parte ou a totalidade do ensino médio em escolas privadas, mesmo em escolas gratuitas ou como bolsista integral, ou em outros países.

Para os candidatos beneficiados por ação afirmativa baseada na reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 que tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham cursado nenhuma parte do ensino médio em escolas privadas ou qualquer outro tipo de escola que não seja da rede pública brasileira, mesmo gratuita, deverá ser apresentado o certificado e histórico escolar de conclusão de ensino médio emitido por instituições reconhecidas e outros documentos.

Bonificação
A Unifesspa criou, também, o argumento de inclusão regional com o objetivo de estimular o acesso à Unifesspa pelos estudantes que residem nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantados os campi da Unifesspa, em Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Pelo critério de inclusão regional, estão inclusos os estudantes dos municípios de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, além de outros 29 municípios paraenses que são beneficiadas com o bônus de 20% sobre a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014, para concorrer ao ingresso, por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), de uma vagas nos 29 cursos oferecidos para o primeiro e segundo semestres de 2015.

Os estudantes de 40 municípios do Maranhão, dentre eles, as cidades de Imperatriz, Açailândia e Balsas; 64 cidades do Tocantins, dentre elas Araguaína e Xambioá; e 12 cidades do Mato Grosso, dentre elas, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Santa Teresinha, também são beneficiados com o bônus de 20% sobre a nota do ENEM.

Lista de espera

As informações referentes à lista de espera após confirmação de interesse, inclusive a relação de convocados, não serão divulgadas na página do SiSU nem em qualquer outro veículo de comunicação do Ministério da Educação, sendo exclusivamente divulgadas na página http://crca.unifesspa.edu.br.

Informações referente ao número de vagas, cursos ofertados, turnos de funcionamento, documentos necessários para Habilitação e demais informações estão detalhadas no Edital da Unifesspa no link: https://www.unifesspa.edu.br/images/editais/editais_2014/edital6-sisu.pdf