Aula inaugural em Breu Branco e Moju marca o início das novas turmas do Parfor

• Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h59
  • Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 11h48

ParforPedagogia

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou no último dia 22 de outubro, nas cidades de Breu Branco e Moju, no nordeste paraense, a aula inaugural de cinco novas turmas do curso de Pedagogia, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa visa o aperfeiçoamento de professores da rede pública de educação básica que não possuem formação específica nas áreas em que atuam.

A aula inaugural em Breu Branco ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença do prefeito da cidade, Francisco Garcês, vereadores e da secretária municipal de educação, Selma Braga. Em Moju, a cerimônia foi realizada no auditório municipal e teve a participação de discentes e da secretária de educação municipal, Sandra Lima.

Participaram também a coordenadora do Parfor Pedagogia, professora Terezinha Pereira Cavalcante, o representante da Proeg, professor Denilson da Silva Costa e o diretor do ICH, professor Janailson Macêdo Luiz, nesta ocasião representando a reitoria.

Serão três turmas no Polo Breu Branco, que atenderão professores da rede estadual e municipal de Goianésia do Pará, Dom Eliseu, Pacajá e Novo Repartimento. Já o Polo Moju terá duas turmas, com participação de professores das cidades de Barcarena, Tailândia e Acará. As aulas começarão em janeiro de 2019.

Os cursos ofertados pelo Parfor têm duração de quatro anos, com realização das aulas no período de férias escolares dos professores participantes do programa. A seleção ocorre por meio de edital, a cargo da Secretaria de Estado da Educação. Nesta edição, o processo seletivo e de habilitação aconteceu entre os meses de agosto a outubro.

ParforPedagio3

Atualmente a Unifesspa possui cinco turmas ativas: em Santana do Araguaia (Letras/Português e Matemática), Xinguara (Pedagogia), Rondon do Pará (Letras/Português) e em Marabá (Pedagogia). No total, mais de 100 professores são atendidos nessas cidades.

Para a coordenadora geral do Parfor na Unifesspa, professora Sheila Maysa da Cunha Gordo, o programa contribui para que profissionais das redes públicas de educação básica possam ter educação superior, de forma gratuita e com qualidade, obtendo a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Assim, promovendo a melhoria da qualidade do ensino público de base.

O Parfor, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.