Seminário do DAPSI aborda questões do cotidiano universitário

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 22h30
  • Última atualização em Sábado, 10 de Novembro de 2018, 05h01
  • Acessos: 2061

CSC 0147

Prevenir o adoecimento psíquico, auxiliar no controle do estresse e ansiedade, ajudar a superar barreiras de comunicação e promover a otimização dos estudos. Esses foram temas debatidos no seminário promovido pelo Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (DAPSI), no último dia 8, no auditório da Unidade III, em Marabá.

Voltado para discentes da Unifesspa, o evento abordou a aprendizagem no ensino superior, a partir de uma visão holística. O tema traz um olhar integral do sujeito dentro das diferentes dimensões que implicam no processo de aprendizagem, permitindo reflexões que favoreçam ao discente a autopercepção sobre o seu percurso no ambiente acadêmico.

Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de ensino e graduação, professor Elias Fagury Neto, a chefe da Divisão de Formação e Apoio Discente, Cleuzeni Santiago da Silva, a pedagoga Lidiane Rodrigues, a psicóloga Ana Paula Ferreira e a assistente social Carolina Carvalho.

A programação contou ainda com apresentações artísticas, palestras sobre a formação integral do indivíduo e habilidades socioemocionais no ambiente acadêmico, minicursos e oficinas acerca do controle do estresse e ansiedade, além de cuidados com a saúde.

A pedagoga Lidiane Rodrigues explica que a ideia de promover essa ação surgiu a partir da realidade vivenciada nos atendimentos prestados pelo DAPSI. Estresse, ansiedade, cansaço físico e mental, dificuldade de se relacionar e falar em público são algumas dos sintomas que estudantes relatam poder vivenciar no cotidiano universitário. Fatores prejudiciais ao aprendizado e a vida pessoal desses alunos.

Segundo Lidiane, o seminário configura-se como valioso espaço para dialogar e prevenir casos assim. “A possibilidade de qualquer transformação depende muita da sensibilização junto aos discentes”, acrescenta a pedagoga.

DAPSI

Vinculado a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, o Dapsi foi criado em 2015 visando oferecer apoio psicopedagógico e social aos discentes de graduação. Atualmente é composto por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, pedagoga e psicóloga.

De acordo com a assistente social, Carolina Carvalho, inicialmente os atendimentos e acompanhamentos do departamento eram feitos de modo individual. Em 2018, a dinâmica de trabalho sofreu alterações, passando a ter foco os atendimentos de forma grupal. Hoje, o DAPSI trabalha com três principais grupos: orientação, reflexão e relaxamento e o grupo de discussão.

Além das ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar, o departamento possui convênio com órgãos municipais de saúde, encaminhando para rede pública, quando necessário, os discentes que precisam de atendimento psicológico.