Internacionalização do ensino superior é debatida na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 10h03
  • Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 10h42

InternacionalizaçãoNo mundo globalizado, as trocas de experiências e conhecimentos relativos às ciências, as tecnologias e educação têm sido pautadas no âmbito das discussões do ensino superior de qualidade e cada vez mais universal. Nesse sentindo, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (unifesspa), por meio de sua Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), tem promovido ações em prol da internacionalização institucional, com o objetivo de inserção da comunidade acadêmica em atividades no contexto internacional.

É o caso do I Encontro de Internacionalização da Unifesspa, realizado no último dia 8, na unidade III, em Marabá. O encontro reuniu estudantes e professores interessados em conhecer as possibilidades de internacionalização do ensino superior, na busca de uma visão de mundo mais ampla. O coordenador de programas da Comissão Fulbright Brasil, Luís Pedroso, foi o palestrante convidado. Ele falou sobre as oportunidades de bolsas destinadas a discentes, docentes e pesquisadores para o enriquecimento da produção e atividade acadêmica.

A discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Teresinha Guida, conta que sempre idealizou fazer um intercâmbio e que sua participação no evento pôde ampliar o horizonte de possibilidades nesse sentido. “O evento foi uma boa oportunidade para conhecer novos programas que podem contribuir com a minha formação profissional e com a comunidade na qual estou inserida, ampliando assim a minha visão de mundo”, destacou a estudante.

De acordo com a Chefe do Departamento de Programas de Internacionalização da Unifesspa, Lais Sousa, a iniciativa visa auxiliar na proposição de ações de ensino, pesquisa e extensão, que considerem o contexto internacional. “Durante o evento tivemos ótimas discussões, com relatos de experiências sobre a importância de se internacionalizar a universidade e de firmar acordos técnicos que possibilitem o trabalho conjunto com entidades externas, promovendo ações dentro e fora da universidade“, concluiu.