Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV SAEM: Futuros engenheiros mecânicos da Unifesspa são desafiados a empreender e a estar preparados para grandes transições

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h29
  • Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h32
  • Acessos: 1512

Destaque IV Saem 2A IV Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da Unifesspa discutiu os desafios da formação do engenheiro mecânico no sul e sudeste do Pará. O evento que contou com vasta programação foi realizado na Unidade II do campus de Marabá entre os dias 05 a 09 de novembro.

A Saem objetivou proporcionar a integração entre os acadêmicos, professores e profissionais da área de Mecânica para que estes troquem informações técnicas, experiências profissionais e acadêmicas, gerando oportunidades para suprir necessidades de conhecimento científico, tanto teórico como prático, proporcionando o desenvolvimento científico e tecnológico.

O evento contou com a realização de palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas coordenadas pela comissão organizadora.

A analista do Sebrae/PA Édna Rodrigues falou em sua palestra sobre o empreendedorismo. Ela destacou o perfil do alunado de Empresa Jr., e incentivou os futuros engenheiros mecânicos da Unifesspa a apresentarem case de sucesso visto que é uma excelente forma de diferenciar o que você oferece ao mercado.

Ela explanou também sobre o Desafio Universitário Empreendedor – uma capacitação 100% virtual, desenvolvida pelo próprio Sebrae. Ao participar do desafio, o estudante é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e, consequentemente, ficará mais preparado para o mercado por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.Saem Central

A Comissão Organizadora trouxe à IV Saem – o professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Josealdo Tonholo com expertise na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação de petróleo e derivados, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores e materiais odontológicos. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Empreendedorismo Inovador, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas.

Ele ministrou palestra sobre “Núcleos de Inovação Tecnológica, Parques Tecnológicos, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas”. O professor destacou que os cenários são cada vez mais complexos e que é preciso estar preparado para as grandes transições.

Através de diversos gráficos, mostrou aos alunos que de 2017 pra cá, o Brasil despencou 19 posições no ranking de desigualdade social da ONU e que o desempenho brasileiro no Global Innovation Index está na 69º posição, perdendo 22 posições em 6 anos.

O palestrante destacou ainda que o tripé pelo qual trabalham as universidades (ensino, pesquisa e extensão) estão sendo substituídos por novas funções que são: formação; geração e aplicação de conhecimentos e responsabilidade social, respectivamente.

O professor disse também que são necessárias mudanças de paradigmas neste século XXI e como as IES devem se adequar a elas.

Tonholo ressaltou que a competitividade do mercado de educação exige a reinvenção contínua das IES, mudanças rápidas para sobreviver. Ele citou cases e descreveu as características de uma empresa/instituição vencedora.

O aluno Roberto Gonçalves, da primeira turma de Engenharia Mecânica (2014), afirmou também, que “as Semanas acadêmicas de Engenharia Mecânica vêm sendo bem organizadas, pois o conhecimento não cabe mais nas salas de aula”. Ressaltou que os alunos mais antenados e atualizados serão os mais preparados para o mercado de trabalho e que a universidade deve ser um meio para transformar a informação em conhecimento. “O evento serviu para que fizéssemos um levantamento para saber o que as empresas esperam dos engenheiros mecânicos. Percebi também neste evento, que os alunos estavam mais engajados e que das semanas acadêmicas realizadas até então, essa foi a melhor”, arrematou.

A inscrição deu acesso somente ao ciclo de palestras durante a IV Saem, bem como certificados ao fim do evento. As inscrições de minicursos e visitas técnicas foram realizadas somente via presencial, com membros da comissão organizadora do evento.Destaque IV Saem 1

 

Fim do conteúdo da página