IV SAEM: Futuros engenheiros mecânicos da Unifesspa são desafiados a empreender e a estar preparados para grandes transições

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h29
  • Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h32

Destaque IV Saem 2A IV Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da Unifesspa discutiu os desafios da formação do engenheiro mecânico no sul e sudeste do Pará. O evento que contou com vasta programação foi realizado na Unidade II do campus de Marabá entre os dias 05 a 09 de novembro.

A Saem objetivou proporcionar a integração entre os acadêmicos, professores e profissionais da área de Mecânica para que estes troquem informações técnicas, experiências profissionais e acadêmicas, gerando oportunidades para suprir necessidades de conhecimento científico, tanto teórico como prático, proporcionando o desenvolvimento científico e tecnológico.

O evento contou com a realização de palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas coordenadas pela comissão organizadora.

A analista do Sebrae/PA Édna Rodrigues falou em sua palestra sobre o empreendedorismo. Ela destacou o perfil do alunado de Empresa Jr., e incentivou os futuros engenheiros mecânicos da Unifesspa a apresentarem case de sucesso visto que é uma excelente forma de diferenciar o que você oferece ao mercado.

Ela explanou também sobre o Desafio Universitário Empreendedor – uma capacitação 100% virtual, desenvolvida pelo próprio Sebrae. Ao participar do desafio, o estudante é estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e, consequentemente, ficará mais preparado para o mercado por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.Saem Central

A Comissão Organizadora trouxe à IV Saem – o professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Josealdo Tonholo com expertise na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação de petróleo e derivados, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores e materiais odontológicos. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Empreendedorismo Inovador, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas.

Ele ministrou palestra sobre “Núcleos de Inovação Tecnológica, Parques Tecnológicos, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas”. O professor destacou que os cenários são cada vez mais complexos e que é preciso estar preparado para as grandes transições.

Através de diversos gráficos, mostrou aos alunos que de 2017 pra cá, o Brasil despencou 19 posições no ranking de desigualdade social da ONU e que o desempenho brasileiro no Global Innovation Index está na 69º posição, perdendo 22 posições em 6 anos.

O palestrante destacou ainda que o tripé pelo qual trabalham as universidades (ensino, pesquisa e extensão) estão sendo substituídos por novas funções que são: formação; geração e aplicação de conhecimentos e responsabilidade social, respectivamente.

O professor disse também que são necessárias mudanças de paradigmas neste século XXI e como as IES devem se adequar a elas.

Tonholo ressaltou que a competitividade do mercado de educação exige a reinvenção contínua das IES, mudanças rápidas para sobreviver. Ele citou cases e descreveu as características de uma empresa/instituição vencedora.

O aluno Roberto Gonçalves, da primeira turma de Engenharia Mecânica (2014), afirmou também, que “as Semanas acadêmicas de Engenharia Mecânica vêm sendo bem organizadas, pois o conhecimento não cabe mais nas salas de aula”. Ressaltou que os alunos mais antenados e atualizados serão os mais preparados para o mercado de trabalho e que a universidade deve ser um meio para transformar a informação em conhecimento. “O evento serviu para que fizéssemos um levantamento para saber o que as empresas esperam dos engenheiros mecânicos. Percebi também neste evento, que os alunos estavam mais engajados e que das semanas acadêmicas realizadas até então, essa foi a melhor”, arrematou.

A inscrição deu acesso somente ao ciclo de palestras durante a IV Saem, bem como certificados ao fim do evento. As inscrições de minicursos e visitas técnicas foram realizadas somente via presencial, com membros da comissão organizadora do evento.Destaque IV Saem 1