Tecnologias Assistivas: Naia prorroga até quarta-feira o prazo para inscrição para concessão de auxílio

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 17h07
  • Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 10h00

TecnologiaAssistivaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por intermédio de seu Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), divulga o edital que normatiza e orienta sobre processo de solicitação de auxílio financeiro para aquisição de materiais didáticos e pedagógicos, para discentes com deficiência, transtorno espectro autista e altas habilidades/superdotação regularmente matriculados na Unifesspa, nos campi de Marabá, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu, Rondon e Xinguara.

O objetivo é auxiliar financeiramente na aquisição de materiais didático-pedagógicos e/ou recurso e equipamentos de tecnologias assistivas indispensáveis para o acompanhamento e a realização de atividades práticas, de cunho acadêmico-científico, propostas nas atividades curriculares, conforme indicação dos professores aos alunos devidamente matriculados e ativos no sistema institucional.

Serão considerados materiais pedagógicos apenas os itens indispensáveis para o acompanhamento e a realização de atividades práticas desenvolvidas nas disciplinas curriculares, conforme critérios e projetos didáticos estabelecidos pelos professores das respectivas disciplinas. Livros relacionados a área do curso, kits didáticos, como material de uso acadêmico, xerox, fone de ouvido, pendrive, HD externo, gravador de voz, computador e demais produtos e recursos de tecnologias assistivas que possam oferecer condições de acessibilidade e inclusão acadêmica.

O valor do auxílio para a aquisição de materiais didático-pedagógicos e/ou tecnologias assistivas a ser destinado ao estudante selecionado será de R$ 2.528,50 (dois mil quinhentos e vinte e oito reais e cinquenta centavos), oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Para solicitação, o discente solicitante deverá apresentar a relação de materiais didático-pedagógicos e ou recursos e equipamentos de tecnologias assistivas indispensáveis ao desenvolvimento das atividades curriculares em que estiver matriculado, devidamente assinado por um servidor do Naia, ou quando for o caso, atestado pelo coordenador do seu respectivo curso, acompanhado de no mínimo dois orçamentos de cada item que o discente deseja adquirir.

Serão realizadas entrevistas e ou visitas domiciliares para fins de análise da condição socioeconômica do discente candidato inscrito para as bolsas ofertadas.

Para a análise socioeconômica serão considerados como critérios relevantes: a renda familiar per capita; forma de ingresso; situação de moradia; acesso à bolsa acadêmica e ou estágio; outro familiar em curso de graduação, em conformidade com o Decreto N. º 7.234, de 19 de julho de 2010 e com a Resolução nº 031/2015 Consepe/Unifesspa.

A inscrição para receber o auxílio para aquisição de materiais didático-pedagógicos deve ser feita de forma presencial, no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), localizado na Unidade 1 da Unifesspa (Folha 31, quadra 07, Lote Especial), sala 12.

No caso de haver inscrições de candidatos nos campi fora de sede, a documentação deverá ser digitalizada e enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os originais deverão ser enviados, via protocolo, para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia). A recepção das inscrições nos campi fora de sede, ficará sob a responsabilidade dos servidores dos referidos campi, preferencialmente os que estiverem lotados em Coordenação de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos ou Secretaria de Apoio Acadêmico.

O resultado final dos discentes selecionados, depois de homologado pelo NAIA, será divulgado no dia 23 de novembro, na página da Unifesspa www.unifesspa.edu.br e na página do Naia https://naia.unifesspa.edu.br/ . A forma de divulgação dos selecionados será dada pelo número de matrícula e curso matriculado.

Para acessar o edital completo, acesse o link: https://www.unifesspa.edu.br/images/editais/editais_2018/EDITAL_005-segunda_edi%C3%A7%C3%A3o_de_2018.pdf