Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mucanpa promove ações culturais em Xinguara e São Félix do Xingu

  • Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h42
  • Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 17h02
  • Acessos: 3771

Mucanpa3

Cultura e arte estiveram no palco da 6ª Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa), realizada em Xinguara e São Félix do Xingu, nos últimos dias 23 e 24 de novembro. A programação contou com a presença de artistas locais e faz parte do cronograma de atividades da Mostra que também já foi realizada em Santana do Araguaia.

A ação cultural, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), visa promover a integração da universidade com outros setores da sociedade por meio de apresentações de música autoral, poesia, fotografia e performance de dança, em todos os campi.

Xinguara

Na sexta (23), o evento aconteceu na Praça Vitória Régia, em Xinguara. Foi de lá o maior número de inscritos na Mucanpa: 8 artistas com músicas autorais, 3 performances de dança e 2 trabalhos fotográficos – um total de 13 das 29 inscrições de todo o evento. Nas apresentações musicais, além dos cantores Lourival Neves, Maria Clara, João Lira, Larissa Lira e Kelson Santos, o destaque foram as bandas The Lattes e Embalos da Terceira Idade.

Formada por acadêmicos do IETU, The Lattes é uma banda de pop rock criada para a Mucanpa. “Eu toco mesmo cavaquinho, mas a turma não quis uma banda de pagode, preferiu o rock. Depois de 12 anos sem tocar guitarra, nós conseguimos nos preparar em 20 dias de ensaio. Foram momentos de descontração e diversão”, contou o professor Victor Oliveira, do curso de Licenciatura em Geografia. 

O Centro dos Idosos da cidade participou com a banda Embalos da Terceira Idade. Fátima Assunção, Secretária Municipal de Assistência Social, revela que esta foi a primeira apresentação externa da banda. “Quem esteve aqui viu que eles eram os mais animados e felizes por participarem desse momento. O Embalos da Terceira Idade é um grupo que veio do nosso incentivo e do estímulo dos professores da Unifesspa que, para além do evento, estão integrados ao centro em muitas atividades que realizamos”, disse.

Mucanpa1Também do Centro dos Idosos, um grupo de carimbó se apresentou com seus músicos e dançarinos. “Eu amo dançar e fico feliz toda vez que nos convidam para eventos assim”, disse Rosa Camelo, uma das dançantes. Além do carimbó, a cultura local foi destaque com a apresentação do grupo “Santos Reis”, manifestação cultural católica existente há pelo menos 40 anos em Xinguara, e por meio do grupo de dança moderna, coordenado pelo coreógrafo Israel Moraes.

A Exposição “Múltiplos Olhares do Sul e Sudeste do Pará” tem fotografias de uma estudante e uma professora do IETU. As imagens feitas por Raiane Nascimento, da Licenciatura em História, retratam atividades do Centro Acadêmico Frei Henri des Rosiers. “Nós carregamos mais que o nome do frei, mas uma responsabilidade de carregar as lutas dos discentes dentro e fora da universidade e de apoiar as causas que ele tanto defendeu”, disse a estudante.

Raphaela Desidério, professora de Licenciatura em Geografia, participou da Mucanpa com a exposição de fotografias. “Elas expressam o que é o campus, seu entorno, a paisagem natural. Achei interessante a ideia de a exposição ser itinerante, pois é uma forma de socialização de quem é a Unifesspa em Xinguara”, destacou a professora ao revelar que a escolha das fotos foi feita junto com os alunos.

A professora do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Joana Ferreira, uma das responsáveis pela execução da Mucanpa em Xinguara, disse que a mostra foi “indescritível”. “O resultado como local com mais inscrição veio de todo o trabalho de mobilização da comunidade em busca dos artistas e manifestações culturais, que gerou um cadastro de todos os músicos que existem na cidade. E agora, na execução, foi maravilhoso ver como uniu demais a universidade com a cidade”, disse Joana, que é professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária.

A Prefeitura de Xinguara também colaborou com o evento, reforçando o objetivo de integração da universidade com a cidade. “Nosso incentivo às atividades da Unifesspa são para que ela se fortaleça como referência de ensino e nos fortaleça como cidade, capacitando os cidadãos para o nosso desenvolvimento”, disse o prefeito Osvaldo Assunção.

Quem reforçou a importância da consolidação da Unifesspa na cidade foi o Vilmones da Silva, Secretário de Educação e Cultura. “Nossos jovens estão motivados com a presença dessa universidade pública federal à disposição dos xinguarenses. Por isso, é nossa responsabilidade integrar toda atividade realizada aqui pela Unifesspa, para que ela seja nossa mola propulsora de crescimento. Precisamos nos desenvolver intelectualmente e garantir a construção de uma sociedade cada dia melhor”, concluiu Vilmones.

As atividades em Xinguara foram encerradas com o show dos artistas marabaenses Jorginho Ropha e Lanara Moreira, acompanhados de Felipe Ramos na bateria e Letícia Portela na guitarra.

São Félix do Xingu

No sábado (24), a Mucanpa tomou a quadra da Praça Céus, em São Félix do Xingu. O palco foi dominado por Francisco Viana de Sousa, ou seu Viana, como é conhecido. Em seus 70 anos, já compôs pelo menos 300 canções e 30 poesias, e tem sua história de vida atrelada à história da cidade. Perguntado sobre a inspiração para tanta produção, ele diz que “a poesia é sobre a cidade, mas as músicas são sobre dor de cotovelo e pinga”, explicou Viana.Mucanpa2

Em sua apresentação, ele explicou uma das composições. “Eu escrevia de duas a três músicas na noite. É mais ou menos assim: vem um assunto e você ‘barra’ o sono para escrever. A música que eu vou apresentar fala sobre a dor de cotovelo. Você tem uma namorada, mas se ‘despacham’. De dia, fica tudo bem, mas na hora que põe o pé do ouvido no travesseiro, vai pensar porque é que foi assim. Aí vem aquela tristeza da separação. Foi isso que inspirou essa música”, concluiu o compositor.

A mobilização da cidade em torno da Mucanpa garantiu a participação de cantores da cidade, que fizeram covers de músicos sertanejos, como Gustavo Araújo e Matheus Villem, e contou com a apresentação da cantora gospel Priscila Viana.

Quem também se apresentou foi Patrícia Costa em um cover de música gospel, acompanhada no violão por Ezequiel Cazuza, secretário de cultura do município. “Como músico, é uma oportunidade me apresentar na Mucanpa. Como parceiro, é uma alegria contribuir com o evento, apoiando essa atividade da Unifesspa. Música é vida”, disse Cazuza.

Segundo a diretora do IEX, professora Elaine Dias, a Mucanpa estimula a atividade cultural em São Félix. “Reunimos artistas locais e conseguimos mobilizar a comunidade e evidenciar a cultura local. Foi um evento que superou as expectativas e que trará boas repercussões no cenário cultural do Município”, concluiu Elaine.

A Proex levou a São Félix o cantor Jorginho Ropha e, para performance de dança regional, Lilázia Lisboa - sereia do grupo de carimbó Batucada Misteriosa e estudante do curso de Licenciatura em Química na Unifesspa. Eles encerraram com muita música e diversão a última Mucanpa fora de sede em 2018.

 

Fim do conteúdo da página