II SAEECS: Discussões sobre Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica marcaram o evento

• Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h36
  • Acessos: 2091

SAAECS 1A II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação (SAEECS) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi realizada na Unidade II do campus de Marabá, nos dias 19 a 23 de novembro.

É um evento de caráter científico e tecnológico, comprometido com a pesquisa inovadora e o desenvolvimento da tecnologia, tem como objetivo a interação e inserção dos âmbitos acadêmicos e profissionais e visa promover, um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras aos setores da engenharia elétrica, computação e sistemas de informação no cenário regional e atual, tal como instigar a visão empreendedora através dos acadêmicos desses cursos e auxiliando no preparo e instrumentalização dos futuros profissionais, cientistas e professores.

Durante a intensa semana de atividades, os alunos trabalharam o tema: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica: fatores essenciais para o crescimento regional, com a realização de palestras enfatizando a Indústria 4.0, Processamento de Imagens, Antenas de Terahertz e Ópticas, Redes Neurais artificiais aplicadas na Qualidade da Energia Elétrica, Aplicações e tendências em Sistemas de Eye/Gaze Tracking e Modelos de Atenção Visual e Aplicações de redes convolucionais, vários minicursos além de uma mesa-redonda que debateu o Sistema de Informação 15 anos: impactos no mercado de trabalho.

Houve ainda apresentação de trabalhos de alunos por meio da Revista Reface da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (Faceel).

Segundo o professor Diorges Lima, nesses 15 anos do curso de Sistemas de Informação, a Unifesspa já formou mais de 280 profissionais – impactando positivamente o mercado de trabalho regional.SAAECS 2

A II SAEECS foi promovida por alunos e a coordenação do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e contou com a colaboração dos docentes do curso. O evento objetivou promover uma maior integração entre os membros da sociedade acadêmica, assim como para além da academia, expandindo dessa forma o olhar crítico dos atores envolvidos no âmbito da Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação.

“Tivemos uma expressiva participação de discentes e docentes na II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Computação e Sistemas de Informação na qual eles tiveram a oportunidade de conhecer as mais diversas áreas no âmbito das Engenharias, além de entender a consonância dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Temos a convicção de que após a II SAEECS, os alunos ampliaram seus conhecimentos e foram despertados quanto à importância da sustentabilidade, empreendedorismo e inovação tecnológica na região sul e sudeste do Pará”, concluiu.