Aluna da Unifesspa apresentará primeira defesa do Mestrado em Química

• Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h17
  • Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 15h57
  • Acessos: 1931

QuimicaO programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai apresentar no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 9 horas da manhã, a primeira defesa de mestrado do PPGQ. A defesa será da discente Flaviana Campos Pamplona Ribeiro que ocorrerá em seção pública, no Auditório Central da Unidade II do campus de Marabá.

O título da dissertação é: “Métodos Alternativos assistidos por Quimiometria no controle de qualidade de óleo lubrificante de motor de ciclo diesel”.

A banca examinadora é composta pelo Prof. Dr. Adriano de Araújo Gomes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Presidente (Orientador); Prof. Dr. Heronides Adonias Dantas Filho da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Membro efetivo; Profa. Dra. Marilene Nunes de Oliveira da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Membro efetivo; Prof. Dr. Silvio Alex Pereira da Mota (Unifesspa) – Membro suplente e pela Profa. Dra. Giselle Barata Costa (Unifesspa) – Membro suplente.

Confira o Resumo do trabalho da aluna: A região Norte do Brasil, na qual se encontra a cidade de Marabá, apresenta como principais setores de negócios a mineração e agropecuária e devido ao uso de maquinários há necessidade de manutenção contínua, principalmente no que diz respeito a lubrificação. Porém a estocagem incorreta pode acarretar degradação, principalmente sob ação de calor e incidência solar. Para monitorar a qualidade do óleo são realizados ensaios e métodos, que na grande totalidade são descritos na ANP Nº 669/2017, porém são geralmente testes onerosos e laboriosos, no qual há necessidade de coleta e espera por um laudo que relata as condições do óleo lubrificante. Objetivo: Desenvolver uma metodologia analítica rápida, sem geração de resíduos, não destrutiva e de baixo custo baseada em técnicas analíticas alternativas, como FTIR, e DI assistidas por métodos quimiométricos de reconhecimento de padrões para detecção de modificações sofridas pelo óleo lubrificante de motor ciclo diesel em virtude do possível estresse do produto sofrido devido a condições adversas durante a estocagem. Método: Foi adquirida uma caixa com 24 frascos de 1L de óleo lubrificante que possui viscosidade SAE 15W-40 e grau de desempenho API CI-4 / ACEA E7. Foram retiradas três alíquotas de cada frasco e armazenadas em tubos Falcon (amostras frescas). Para as amostras sob estresse oxidativo foram retiradas três alíquotas de cada frasco de óleo e aquecidas em estufa por 3, 6 e 9 h sob temperatura de 60 ºC e outra parte foi exposta a UV-Vis em lanterna de emissão de radiação ultravioleta por 3, 6 e 9 h. Houve registro de espectros em FTIR/ATR, assim como captura de imagens digitais de todas as amostras por meio de smartphone e salvas em formato JPEG. Utilizou-se a Análise de Componentes Principais (PCA) dos dados espectrais e imagens digitais. A partir dos resultados foram construídos modelos SPA-LDA e PLS-DA para os dados espectrais e para imagens digitais. Resultados: As PCA’s para dados espectrais e imagens digitais apresentaram resultados promissores e, portanto, manteve-se as condições selecionadas no estudo, viabilizando a modelagem por SPA-LDA e PLS-DA. O modelo SPA-LDA e PLS-DA para os dados espectrais e imagens digitais atingiu uma taxa de classificação correta para a validação externa de 100%. Conclusões: Os resultados demonstraram que é possível desenvolver uma metodologia analítica do tipo “screening” rápida, robusta, não destrutiva e com potência para análise in situ capaz de discriminar amostras de óleo lubrificante com respeito a sua conformidade em decorrência de estresses sofridos na etapa de armazenamento, empregando espectroscopia de infravermelho (FTIR e MIR) e imagens digitais assistidos por técnicas quimiométricas de reconhecimento de padrões SPA-LDA e PLS-DA.