Unifesspa realiza nesta terça-feira Mini Colóquio do Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Infância e Educação

• Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 16h56
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 09h19

ColóquioO Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Infância e Educação (NEPIIE) é uma unidade de integração Faculdade de Educação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Faced/Unifesspa) destinada a desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão em nível de graduação e pós-graduação na área da educação infantil, história da infância e demais temas de interesse sobre a infância na Amazônia.

O I Mini Colóquio do NEPIIE está sendo realizado nesta terça-feira, na Sala 03, da Faculdade de Direito (Fadir) e objetiva proporcionar a aproximação de discentes e docentes da Unifesspa que se preocupam em desenvolver pesquisas acerca da infância na Amazônia sob diferentes olhares. Ao mesmo tempo em que pretende estabelecer o diálogo com entidades civis e governamentais dedicadas ao cuidado com a infância em condição de vulnerabilidade social.

O evento objetiva ainda promover a articulação e integração de diferentes áreas de saberes, com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida da população de crianças amazônicas, tendo como visão estratégica tornar-se um centro de excelência regional, de repercussão nacional e internacional nos estudos sobre a infância no âmbito inter e transdisciplinar, considerando essa etapa da vida como sendo fenômeno não apenas de caráter biopsicológico, mas também de natureza sócio-histórica.

Regras para submissão de resumos aos GT'S

Serão aceitos trabalhos de discentes internos e externos a Unifesspa, docentes e representantes de organizações civis que tragam relatos de experiência, pesquisas e estudos que tematizem questões relacionadas à infância. Resumo em português contendo no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, 03 palavras-chave.

Título em Arial, tamanho 14, negrito centralizado, caixa alta. Abaixo do título, nome do autor, em Arial, tam 12, margens superior e esquerda 3, inferior e direita 2. Indicar Vínculo Institucional e e-mail de contato. Haverá 05 vagas para cada Grupo de Trabalho. Indicar apenas um dos GT do evento.

Mais informações podem ser obtidas através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Confira a Programação:

Sala 03 – Faculdade de Direito (Fadir)

11 de dezembro (terça-feira):

8h30 as 9h - credenciamento

9h as 11h - Mesa redonda “A infância e o protagonismo infantil na história da Amazônia: contextos e desafios de investigação”;

Profa. Dra. Leticia Souto Pantoja & Profa. Msc. Silvana Lourinho (coord. do NEPIIE);

Tarde

14h30 as 15h15 – Palestra “Ser, viver e brincar: relatos de experiências com brinquedotecas em espaços não formais”;

Coord. Brinquedoteca do Hospital Municipal de Marabá;

15h30 as 16h45 - Palestra "Trauma nos casos de violência contra criança e a intervenção do âmbito jurídico";

Msc. Ozioléia Souza Costa - Psicóloga, Psicanlista - Ministério Público e Faculdade Metropolitana;

17h às 19h - Grupos de Trabalho:

GT 1: História da Infância: temas, abordagens e metodologias de pesquisa;

GT 2: Educação Infantil: temas, abordagens e metodologias de pesquisa;

12 de dezembro (quarta-feira)

9h às 11h – Mesa redonda “Violência na infância e direitos humanos”;

Profa. Dra. Terezinha Feitosa Cavalcante (Docente da Faced);

Iara Oliveira Fernandes (Coord. do Espaço de Acolhimento Provisório - EAP);

Tarde

14h30 as 15h45 – Palestra "Estratégias para uma escuta infantil qualificada";

Débora Kézia Limna Roncheti - Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher;

16h30 as 18h30 - Grupos de Trabalho:

GT 1: História da Infância: temas, abordagens e metodologias de pesquisa;

GT 2: Educação Infantil: temas, abordagens e metodologias de pesquisa;

19h – Encerramento & Leitura das proposições para o NEPIIE 2019.