Filme Aikewara é exibido em sessão pré-Mucanpa em Marabá

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 20h19
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 20h43

Aikewara 01A Mostra Universitária da Canção Paraense (Mucanpa), promovida pela Unifesspa, iniciou com uma sessão especial do filme “Aikewara, a ressurreição de um povo”, nesta quinta-feira, 13 de dezembro, na sala de cinema do Sesc Marabá.

De Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, o longa aborda a violência cultural sofrida pelos Aikewara, desde o primeiro contato com o branco até a visão inédita sobre o envolvimento deles na Guerrilha do Araguaia.

A ocupação do território, na visão dos diretores, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais. “A presença da universidade na região, desde a Universidade do Estado do Pará (Uepa) permitiu que os mais jovens se instruíssem para que eles mesmos pudessem contar sua história. Assim, os jovens aprenderam a língua para poder falar com os mais velhos, reaprenderam sobre a tradição, danças, cantos e outros costumes que foram perdidos no tempo em decorrência dos impactos sofridos por eles com a Guerrilha”, disse Luiz Arnaldo Campos.

O filme foi exibido aos indígenas Aikewara durante o 4º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, promovido pela Unifesspa em abril deste ano, evento em que Luiz Arnaldo foi um dos homenageados.

A presença dos diretores em Marabá durante a Mucanpa permitiu a exibição do filme e um bate-papo com os eles. “O interessante é que, como dito por um dos personagens, foi o espaço que o indígena teve de contar a história do seu povo e da relação com o Exército durante a Guerrilha do Araguaia por ele mesmo. Todos já tinham dado suas versões, agora foi a vez deles. São relatos que causam indignação e comoção”, disse Ivana Lins, presente na sessão.Aikewara 02