ICSA: Equipe da Ascom Unifesspa participa do I Simpósio de Jornalismo no campus de Rondon do Pará

• Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h50
  • Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h51

ICSADiscutir assessoria de comunicação e os meandros da profissão de jornalista dentro da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) bem como despertar nos alunos o gosto e as possibilidades do fazer comunicacional. Este foi o foco do I Simpósio de Comunicação da Faculdade de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no campus de Rondon do Pará, que contou com a participação da assessora de Comunicação da Unifesspa a jornalista Laena Antunes, do técnico em audiovisual e radialista Patrício Rocha, do redator e jornalista Saulo Alves e da jornalista Viviane Fialho Campos.

O evento foi realizado na tarde do último dia 13 de dezembro, no próprio campus de Rondon do Pará. A organização do Simpósio ficou a cargo do curso de Jornalismo da Unifesspa, e coordenado pela docente doutora Janine Bargas.

A equipe da Assessoria de Comunicação da Unifesspa (Ascom) participou de mesa-redonda, mediada pela coordenadora do curso. “Discutir comunicação institucional é pensar a inovação e as mudanças que a comunicação nos mostra a cada dia. É perseguir essa estratégia para alcançarmos os nossos objetivos enquanto comunicadores de uma Universidade que já nasceu grande. Temos uma equipe comprometida, engajada, que faz tudo com amor e isso faz toda a diferença”, destacou a assessora Laena Antunes.

Durante sua apresentação, Patrício Rocha também ressaltou a importância que o audiovisual deu para a comunicação da Unifesspa. “Quando chegamos, já havia um trabalho inicial nessa área e fomos desenvolvendo dia após dia. Estamos adquirindo novos equipamentos para avançarmos ainda mais. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu entusiasmado.ICSA 2

Saulo Alves falou sobre as mídias digitais, dentre elas, a importância em conhecer o público-alvo como ponto de partida no investimento de qualidade. Além disto, afirmou que é importante a integração do jornalismo com a publicidade, a fim de um planejamento que crie novas estratégias e dissemine novas informações, bem como, uma equipe que trabalhe para desenvolvimento mútuo.

"Nós jornalistas precisamos nos apaixonar todos os dias pela profissão e, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia, devemos seguir em frente entendendo nosso papel social. Quero motivá-los a seguir essa caminhada buscando sempre o mundo da leitura, a análise e criticidade dos fatos - exercendo em amor essa profissão que é tão digna para nossa sociedade", completou a jornalista Viviane Fialho Campos.

Também participaram do evento os professores do curso:  Ingrid Gomes Bassi, Elaine Javorski, Lívia Barroso, Laércio Carlos Santos, Leandro Lage, Marcelo Barbalho e Marta Andrade.

Ao final, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre a profissão e a rotina do trabalho de comunicação dentro da Unifesspa. Em seguida, tiveram a oportunidade também de conhecer os novos professores que vão trabalhar com eles no próximo semestre.