Unifesspa celebra avanços no ensino, na pesquisa e na extensão. Confira os principais fatos que marcaram o ano!

• Publicado: Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 08h59
  • Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 09h33

2018 foi um ano de importantes conquistas para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A Instituição termina o ano celebrando grandes avanços no ensino, na pesquisa e na extensão. Confira o vídeo com um resumo dos principais acontecimentos do ano!

Com ampliação da estrutura física, crescimento e qualificação dos recursos humanos, a Unifesspa já desponta entre as melhores universidades do Norte do país. Todos os cursos avaliados, este ano, foram reconhecidos pelo MEC com conceitos 4 ou 5, revelando a qualidade da formação oferecida aos alunos.

Mas 2018 não foi um ano fácil para a Unifesspa. A comunidade acadêmica enfrentou muitos desafios para que a Instituição continuasse crescendo em todo sul e sudeste paraense.

"2018 foi um ano marcado por enormes dificuldades para todas as universidades federais. Nós da Unifesspa enfrentamos esses desafios com firmeza estratégica, unidade entre professores, técnicos e estudantes. Esta postura permitiu que a Unifesspa fosse a universidade que maior número de vagas conquistou entre todas as Ifes do Brasil.  Um planejamento conjunto, articulado, permitiu também que nenhuma obra fosse paralisada. Pelo contrário, avançamos e ao final do ano assinamos dois novos contratos para construção de duas importantes obras", avaliou o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro.

Na pós-graduação, a média de programas avaliados como excelentes pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) é superior à média nacional. Em 2018, o Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação iniciou sua primeira turma. Hoje, são 12 cursos de Mestrado, dentre as modalidades profissional e acadêmicos.

As bolsas de Iniciação Científica gerenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propit) cresceram em 2018. Foram 170 quotas de bolsas do Programa Institucional de iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Unifesspa (Pibic e Pibit), 88,88% a mais que no ano anterior.

No dia 11 de dezembro de 2018 foram assinados os contratos para a construção do bloco de laboratórios para o Campus Universitário de Santana do Araguaia e do prédio multiuso do Campus de São Félix do Xingu. As obras serão iniciadas no início de 2019 e devem ser concluídas no mesmo ano.

5 anos da Unifesspa

aniversariounifesspaEntre os fatos que marcaram o ano, destacam-se as comemorações pelos cinco anos da Unifesspa. A comunidade acadêmica e a sociedade regional comemoraram o aniversário da universidade com oferta de cursos novos, inauguração de obras, com festa, cultura e com lições de respeito à diversidade. Assista ao vídeo com a cobertura do aniversário!

Destaque para a campanha audiovisual “Iguais na Diversidade”, lançada em 2018 pela Unifesspa, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação. Reveja os vídeos da campanha!

O objetivo era fomentar o respeito à diversidade e a construção de espaços de diálogos cada vez mais sólidos e respeitosos no ambiente universitário. Em 2018, a Unifesspa também criou o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Trata-se de um espaço institucional para ações de fomento, articulação, acompanhamento e reflexão acerca das políticas afirmativas para a diversidade na Unifesspa, com atuação transversal às pró-reitorias existentes na Universidade. Essas duas importantes ações renderam reconhecimento por parte dos diversos grupos sociais e a Unifesspa chegou a ser homenageada na X Parada LGBTI de Marabá.

Emoção das primeiras formaturas

Além de todos os avanços institucionais e acadêmicos, 2018 termina na Unifesspa com a emoção das primeiras turmas formadas de vários cursos em todos os campi da Unifesspa. Mais de 200 alunos de turmas pioneiras colaram grau em solenidades carregadas de emoção. A maior partes das cerimônias foram registradas pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa, com divulgação de fotos, vídeos e reportagens nos canais oficiais da Universidade no Youtube, Flickr e no Portal Unifesspa.

“Não crescemos apenas em prédios e em número de estudantes. Crescemos sobretudo em democracia e engajamento. Começamos um novo ano com novos sonhos, novas metas. Estamos renovados para seguirmos juntos e fortes em defesa do ensino superior público de qualidade”, concluiu o reitor, desejando a toda comunidade acadêmica um ano novo de paz e novas realizações.