Bolsistas terão seu I Encontro de Iniciação Científica

• Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 11h14
  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 09h26

Encontro de Iniciação CientíficaA primeira conquista de um estudante que faz iniciação científica é a maturidade intelectual, compreensão da ciência e a possibilidade de almejar um futuro profissionalmente melhor.

Pensando nisso, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propit) vai promover no próximo dia 29 de março o I Encontro de Bolsistas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

O evento será realizado no Auditório Central da Unidade II, das 14h30 às 18 horas e será coordenado pela Divisão de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), com o objetivo de dialogar sobre a importância do cumprimento das ações de pesquisa propostas nos Planos de Trabalhos dos projetos, para o desenvolvimento acadêmico-científico dos alunos.

A Propit faz o gerenciamento das bolsas de Iniciação Científica na Unifesspa. Em 2018, foram 170 quotas de bolsas do Programa Institucional de iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Unifesspa (Pibic e Pibit), 88,88% a mais que no ano anterior. Bolsistas e seus respectivos orientadores estarão presentes no evento, dialogando coletivamente sobre a importância das ações previstas no Plano de Trabalho.

No momento da inscrição, todos os bolsistas precisam submeter o Plano de Trabalho ao evento. Pode ser o mesmo Plano de Trabalho proposto para inscrição do bolsista junto à Propit e às agências de fomento ou poderá ser um Plano de Trabalho atualizado, caso tenha havido alterações nas ações de pesquisa planejadas para o bolsista.

A Iniciação Científica ajuda os alunos a fugirem da rotina e da estrutura curricular, pois agregam-se aos professores e disciplinas com quem têm mais "simpatia" e "paladar", desenvolvendo capacidades mais diferenciadas nas expressões oral e escrita e nas habilidades manuais. Os estudantes aprendem a ler bibliografia de forma crítica, uma vez que o professor orientador pode lhe mostrar por que, entre o texto A e o B, o B é mais fundamentado que o A e quais as razões.

Poderão se inscrever ao evento, os bolsistas contemplados com quotas de bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico. O período de submissão dos Planos de Trabalho pelos (as) bolsistas será de 09 de janeiro a 22 de março de 2019.

O modelo de Plano de Trabalho disponibilizado pela Propit ou outro modelo, desde que contenha as informações solicitadas no padrão disponibilizado. Para acessar o modelo de Plano de Trabalho, confira o seguinte link: https://propit.unifesspa.edu.br/documentos-pesquisa.html

No processo de submissão do Plano de Trabalho, o (a) aluno (a) responsável pela submissão deverá escolher o vínculo de bolsista e o orientador, como coordenador. Preferencialmente, a submissão deverá ser realizada pelo (a) bolsista, na versão PDF.

Fica prorrogado para o dia (27/03) a data limite para submissão do Plano de trabalho ao Encontro de Iniciação Científica, que ocorrerá nesta sexta-feira (29/03). Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Pesquisa da Propit ou pelo fone: (94) – 2101.7148/1046.

Confira a Programação:

*Abertura pela Pró-Reitora da Propit, a Profa. Dra. Cindy Stella.

*Apresentação da equipe da Propit responsável pelas ações institucionais de pesquisa.

*Diálogos sobre os Planos de Trabalho dos Bolsistas e das etapas do trabalho de pesquisa.

*Dentre outras ações do evento.