Palestra esclarece e orienta sobre Segurança da Informação e Comunicação na Unifesspa

O palestrante foi o diretor do CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) Hugo Kuribayashi, que explicou como outros órgãos do Governo Federal, orientados por Instruções Normativas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

• Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 17h22
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Uma palestra detalhada, que durou uma hora e meia, na manhã da última sexta-feira, 24, no Auditório da Faculdade de Geologia, do Campus 2, da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), informou e atualizou as pessoas presentes sobre a necessidade, a importância e a conscientização da Segurança da Informação e Comunicação (SIC) e as políticas derivadas disso que serão, paulatinamente, implantadas na instituição, nos próximos meses.

Ele citou exemplos recentes do TCU (Tribunal de Contas da União), da UFPA (Universidade Federal do Pará), da UnB (Universidade de Brasil) e do MEC (Ministério da Educação).

A segurança da informação é definida como “conjunto de ações ou práticas voltadas para garantir a disponibilidade, a integridade, a confiabilidade e a autenticidade da informação”. O objetivo, portanto, da palestra do diretor do CTIC foi conscientizar da importância da segurança da informação no cotidiano; promover a reflexão sobre atitudes preventivas de segurança; motivar o profissional a transformar normas de segurança em hábitos do cotidiano; criar uma atitude de vigilância e aprendizado contínuo; e aprender a detectar riscos e práticas inseguras.

Segundo Hugo, a Unifesspa vai instituir um comitê para criar as políticas de segurança da informação condizentes com a realidade da instituição. Essas políticas, depois de elaboradas, devem ser aprovadas pelo CONSUR (Conselho Universitário), órgão máximo deliberativo da Unifesspa.

Hugo destacou que a segurança da informação acontece de forma institucional, englobando toda comunidade envolvida e é de forma constante. “É uma questão de atitude, ética e responsabilidade”, afirma.

10 Dicas sobre e-mails, redes sem fio e senhas.

Entre as dicas transmitidas na palestra estão:

1. Tenha o máximo de cuidado com e-mails cuja origem desconhece; eles podem estar transmitindo vírus. Utilize um antivírus atualizado antes de abri-los.

2. Escolha uma senha para suas contas de e-mails e a modifique com frequência. É preferível que sua senha tenha números e letras combinadas, que não sejam óbvias, como a data de seu nascimento.

3. Aliás, nunca escolha senhas baseadas em informações pessoais.

4. Cuidado ao abrir o e-mail instituição (correio unifesspa) em computadores de fora, como no caso em lan-house ou em ambientes que oferecem internet grátis, que você desconhece o modelo de transito de informações.

5. Caso desconfie que sua senha foi violada, troque-a imediatamente.

6. Atualize rotineiramente seu sistema operacional. Exemplo: Atualizações Automáticas do Windows

7. Utilize um antivírus atualizado, um antispay-ware, assim como um firewall, atualizados diariamente.

8. Instale correções de segurança!

9. Desabilite compartilhamentos e serviços que você não precisa mais

10. Utilize seu software original

Saiba mais em

Acesse a cartilha do Cert.br para dicas de segurança da informação: