Unifesspa vai apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas nas Unidades de Conservação da região
Projetos de pesquisas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que estão sendo desenvolvidos nas diversas Unidades de Conservação da região terão seus resultados apresentados durante o Simpósio de Gestão do Conhecimento e Biodiversidade da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri (SICOB-Flonata) que será realizado no Centro de Convenções Carajás, na cidade de Marabá, no período de 09 a 11 de maio, das 8h às 18 horas.
O professor da Unifesspa Danilo Oliveira vai participar da Mesa-redonda sobre Pesquisa e gestão do conhecimento para conservação da biodiversidade. Já o professor José Pedro de Azevedo Martins (NeAM/Unifesspa) vai ministrar a palestra “Educação Ambiental Crítica em Unidades de Conservação: Elementos para se pensar a sustentabilidade”.
A Unifesspa participa também como representante do Conselho Consultivo da Flona do Tapirapé-Aquiri através do reitor Prof. Dr. Maurílio Monteiro e do Prof. Dr. Danilo de Oliveira; e como representante do Conselho Consultivo da Flona de Carajás pelo Prof. Bernardo Tomchinski.
Além da Unifesspa, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal de Minas Gerais também são instituições federais de ensino parceiras do evento.
O resultado das pesquisas sobre o "Monitoramento de mamíferos", "Ecologia e Taxonomia na ReBio Tapirapés" e "Monitoramento da fauna de solo na Flona Tapirapé-Aquiri" desenvolvidos pelos professores da Unifesspa Raquel Ribeiro, e Danilo Oliveira, respectivamente, além do resultado de outras pesquisas desenvolvidas por instituições parceiras nas Unidades de Conservação resultou na publicação do livro: "Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri: biodiversidade como capital natural que será lançado durante o evento.
O evento foi concebido objetivando a divulgação dos projetos e parcerias para a gestão da biodiversidade, resultados de pesquisas, o intercâmbio de ideias, inserção de novos talentos na comunidade científica e a integração de profissionais, pesquisadores, estudantes, voluntários, agricultores familiares e estudantes engajados na conservação dos recursos naturais, criando novos laços e fortalecendo o sentimento de pertencimento da sociedade em relação às unidades de conservação.
O evento nasce num momento histórico importante, onde a Floresta Nacional do Tapirapé–Aquiri, a Reserva Biológica do Tapirapé e a Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, unidades de conservação do Mosaico Carajás, vão completar 30 anos de criação. Assim, dentre as ações comemorativas, o evento propiciará, mediante programação diversificada e de qualidade, o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os participantes, além de fortalecer o papel da biodiversidade como capital natural e motor do desenvolvimento socioambiental e inclusão social.
Confira a programação:
Quinta-feira, 09 de maio de 2019
8h – Credenciamento;
9h - Solenidade de abertura;
9h45 - Palestra I: Desafios e oportunidades para gestão de Unidades de Conservação no Brasil - Integrante: André Macedo - ICMBio Carajás;
10h15 - Fórum: Patrimônio ambiental como capital natural;
Integrantes: Fabiano Gumier Costa - ICMBio João Pessoa/Terezinha de Jesus Soares dos Santos – IEPA;
12h - Almoço, Apresentação dos Trabalhos de Pesquisa e Exposição das UC’s, Projetos e Parceiros;
Expositores;
14h - Amostra de projetos: Gestão da Biodiversidade e desenvolvimento Socioambiental "Projetos Flona do Tapirapé-Aquiri – Programa de Agroextrativismo, Educação Ambiental e Uso Público, Conservação da Castanha";
Integrantes: Glenda Rafaela Quirino - FUNTEC/Schweyka Stanley Holanda - Vale/Sinara Albuquerque – FUNTEC;
16h - Mesa redonda I: Unidades de Conservação, bem de uso comum das presentes e futuras gerações – Direitos e deveres do poder público e da coletividade à luz do artigo 225 da constituição federal;
Integrantes: Márcio Teixeira Bittencourt - Juíz Marabá/Vinícius Vieira de Sousa - Procurador Federal;
18h - Visitas à exposição, lançamento do livro "Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri: Biodiversidade como capital natural" e degustação dos produtos da Agricultura Familiar do Programa de Agroextrativismo;
Expositores;
Sexta-feira, 10 de maio de 2019
8h - Palestra II: Plano de conservação estratégico para o território de Carajás;
Palestrante: André Macedo - ICMBio Carajás;
9h - Mesa redonda II: Pesquisa e gestão do conhecimento para conservação da biodiversidade;
Integrantes: Kátia Torres - ICMBio/Andrea Carvalho - UFMG/Danilo Oliveira - Unifesspa/Ricardo Scoles - Ufopa;
11h30 - Pré lançamento do Projeto de Especialização - André Macedo - ICMBio Carajás;
12h - Almoço, Apresentação dos Trabalhos de Pesquisa e Exposição das UC’s, Projetos e Parceiros;
Expositores
14h - Palestra III: Educação Ambiental Crítica em Unidades de Conservação: Elementos para se pensar a sustentabilidade;
Palestrante: José Pedro de Azevedo Martins - Unifesspa/NeAM;
15h - Palestra IV: Inserção territorial e histórica do Mosaico de UC’s de Carajás e sua relação com a mineração;
Palestrante: Frederico Martins - Coordenador regional do ICMBio CR11 - Lagoa Santa, MG;
16h - Mesa redonda IV: Mosaico de UC’s de Carajás – Perspectivas para a conservação e desenvolvimento socioambiental;
Integrantes: Analistas Ambientais do Mosaico de Carajás - ICMBio;
17h20 - Encerramento e premiações;
Avaliações e premiações / Proposições para a próxima edição;
18h30 - Atividade cultural - Coquetel de encerramento - Atração musical: Raquel Sá.
Sábado, 11 de maio de 2019
7h - Minicursos;
8h20 - Expedições: Visitas às Unidades de Conservação componentes do Mosaico Carajás.
Redes Sociais