Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

“Unifesspa de Todos Nós” ouve reivindicações da comunidade acadêmica do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Regional

  • Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 11h50
  • Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 11h52
  • Acessos: 2083

Destaque IedarNa tarde da última sexta-feira (17) o Programa “Unifesspa de Todos Nós” foi realizado junto à comunidade acadêmica do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no Auditório da Unidade III do campus de Marabá.

A inciativa tem como principal objetivo fortalecer o diálogo e a integração na universidade, realizando o sonho de construir uma Unifesspa mais integrada e cada vez melhor.

O reitor da Unifesspa Prof. Dr. Maurílio Monteiro e a equipe da Administração Superior se reuniram com diretores das faculdades e do próprio diretor do Iedar, além de alunos, técnicos e docentes.

A agenda da reunião se pautou pelas reivindicações dos alunos, técnicos e professores do Instituto, com a reafirmação da parceria para desenvolvimento do Iedar, bem como, membros da Administração Superior atenderam as demandas dos professores, técnicos e alunos.

Reivindicações

Unifesspa Iedar 2O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias Prof. Me. Josiel de Oliveira Batista solicitou melhorias na infraestrutura para o curso que já está há 18 anos em Marabá. No bojo do pedido também foi incluído a compra de livros e a solicitação de contratação de novos técnicos administrativos para o Instituto.

O reitor disse que todos os esforços estão sendo feitos para que a comunidade acadêmica do Iedar seja atendida. Ele informou também que no dia 12 de agosto será feita a mudança para o novo prédio de 5 pavimentos e que o Iedar ocupará sete salas no 3º pavimento, numa área de 2.336,39 m2,.

Eles solicitaram ao Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação (CTIC) a integração dos sistemas. O diretor do CTIC Vítor Castro informou que o CTIC já está trabalhando na integração dos sistemas (SIGAA, Sisprol, entre outros) e que a proposta é que o Sisplad mande informações para o SIGAA. Ele disse ainda que dentro do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) está contemplado o cadastramento de professores e disciplinas, além de outras ações que vão melhor a informação e a comunicação dentro da Unifesspa.

Foi solicitada ainda ampliação de bolsas para os estudantes ingressantes no curso de Economia e outros ofertados pelo Instituto. O reitor disse que universidades do país todos precisam se unir e que está trabalhando para que a Unifesspa e os alunos não sejam prejudicados nesse sentido para que os alunos tenham sua permanência garantida na Unifesspa.

Eles solicitaram ainda a construção de um calendário fixo de lançamento dos editais. Na ocasião, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica Cindy Stella Fernandes explicou que a Propit tem apresentado as minutas de editais no site participa.unifesspa para que todos construam juntos e da melhor maneira possível e, que as bolsas sejam disponibilizadas mediante recursos garantidos.

Ela disse ainda que as bolsas que foram recolhidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para averiguação, retornaram imediatamente à Unifesspa, tendo a Universidade 12 bolsas disponibilizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa) e mais 26 bolsas de Mestrado.

Já o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis Diego Rodrigues disse que o calendário de editais da Proex já está previsto para o ano todo e que é devidamente publicizado.

Os servidores do Iedar também cobraram a questão dos contratos finalizados do Plano de Saúde ao que o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas Marcel Miranda falou que a partir do dia 19 de junho, os servidores que aderirem a nova administradora do Plano de Saúde Unimed Fama (Qualicorp) não terão carência e que segundo a administradora, houve aumento na rede de atendimento em Marabá e que a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) encaminhará um Comunicado a todos dando os informes sobre o assunto.

O reitor aproveitou também para informar à comunidade acadêmica do Iedar que está sendo feita uma parceria com a prefeitura de Marabá para que haja atendimento de saúde através da ambulância do Samu a todos da Unifesspa e aos moradores do entorno e que será disponibilizada uma sala para garantir esse pleito.

Unifesspa Iedar 1O diretor do Iedar Prof. Dr. Eduardo Lucas Terra Peixoto solicitou que fossem disponibilizados os dados referentes à última avaliação feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA/ Unifesspa), com o objetivo de conhecer a realidade da comunidade acadêmica do instituto.

O aluno do curso de Economia Ruan Rowan Veras pediu informações sobre a permanência dos ônibus em atendimento à comunidade acadêmica, tendo em vista os cortes sofridos no Orçamento da Unifesspa. O reitor explicou que o gasto mensal com os ônibus fica em torno de R$ 600 mil reais/mês e que provavelmente a administração superior não consiga arcar com esse valor devido aos cortes, mas não informou data para paralisação desse serviço.

Já a aluna do curso de Agronomia Vanessa Cruz pediu informações sobre a previsão de inauguração do Restaurante Universitário e para a construção de galpões para guarda de maquinários agrícolas. O reitor disse que a meta é inaugurar o R.U no primeiro semestre de 2020 e que quanto à construção de galpões, ele está fazendo um trabalho junto à bancada federal para solicitação de emendas que possam ajudar a Unifesspa a cumprir todas as demandas de infraestrutura.

O reitor, professor Maurílio Monteiro, ressaltou que o Unifesspa de Todos Nós é um projeto estratégico. “Muito concretamente integrar a universidade, consolidar um sistema mais unido e coeso é indispensável para que possamos crescer. Nosso maior desejo é fazer da Unifesspa uma universidade melhor para os estudantes, técnicos e professores e com legitimidade social. Por isso é muito importante estabelecer uma política de desenvolvimento institucional integrada para que possamos enfrentar os desafios e assegurar uma posição de protagonista no cenário da educação superior do país nessa região”, explicou.

Fim do conteúdo da página