PosLet: Unifesspa vai promover o I Simpósio de Estudos da Linguagem

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 11h51
  • Acessos: 2022

PosletA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai realizar o I Simpósio de Estudos (I Siel Amazônia) no período de 12 a 14 de junho, na Unidade I do campus de Marabá. Já estão abertas as inscrições para o evento que está sendo organizado pelo Programa de Mestrado em Letras – POSLET, da Unifesspa e será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho. O prazo para inscrições e submissões de trabalhos vai até o dia (9) de junho. Todo o processo é realizado pelo site https://sigeventos.unifesspa.edu.br.

De acordo com o Prof. Dr. Gilmar Bueno, coordenador do Poslet “o Simpósio objetiva promover discussões sobre pesquisas da área de Estudos da Linguagem e suas interfaces, no âmbito das instituições Unifesspa, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”. Poderão ser submetidos trabalhos de graduação, mestrado e doutorado de todas as áreas.

Na programação estão previstas: conferências, mesas-redondas, palestras e oficinas que favorecem o desenvolvimento de redes de cooperação acadêmica em contextos amazônicos.

Nesta primeira edição, o evento destina-se a pesquisadores(as), graduandos(as) e professores(as) da educação básica que desenvolvem ou se interessam por trabalhos da área de Estudos da Linguagem.

Confira a programação:

Dia 12 de junho de 2019 (Quarta-feira)

17h – Credenciamento;

18h - Abertura: reitor da Unifesspa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Letras (PosLet), Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Unifesspa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Tocantins (UFT));

19h30 - A Poesia e o Local: Tensões Modernistas – Profa. Dra. Rita Lenira Bittencourt – UFRGS;

21h - Atividades Culturais;

Dia 13 de junho de 2019 (Quinta-feira)

9h - Línguas ameaçadas e revitalização: caminhos possíveis – Prof. Dr. Lucivaldo Silva da Costa – Unifesspa e Amazônia, Identidade e Hibridismo Cultural – Prof. Dr. Gilson Penalva – Unifesspa;

10h15 – Café;

10h30 às 12h30 - Comunicações (Estudos Linguísticos);

13h30 às 15h30 - Comunicações (Estudos Literários);

15h30 – Café;

16h às 18h - Oficina Autorretrato – Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho – Unifesspa

16h às 18h - Oficina Fonética Acústica de Línguas Indígenas – Prof. Dr. Fernando Orphão de Carvalho – Unifap;

18h15 - Atividades Culturais;

Dia 14 de junho de 2019 (Sexta-feira)

9h - Possibilidades de leitura e escutas do sensível: o leitor como viajante –Profa. Dra. Luiza Helena Oliveira da Silva – UFT e O que é o leitor – Prof. Dr. Márcio de Melo – UFT;

10h15 – Café;

10h30 - Escrita de professores e experiências de si no domínio da formação – Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro e Novos Movimentos Feministas no Brasil e na França – Prof. Dr. Gilmar Bueno Santos – Unifesspa;

14h - Atividades Culturais;

16h às 18h - Oficina Pintura Corporal.