Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diserv: Unifesspa participa de comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente na Celpa

  • Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 15h25
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h39
  • Acessos: 1450

Palestra Celpa 2A equipe da Diretoria de Serviços Gerais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Diserv/Sinfra/Unifesspa), Dalila Amorim dos Santos, Alessandra Santana Inácio, Jéssica Ribeiro, a Profa. Dra. Andréa Hentz de Mello representando o Programa de Pós graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), o Mestrado Profissionalizante em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profinit) e a Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) da Unifesspa, juntamente com os bolsistas de iniciação científica Pibic CNPq e Fapespa - Daniel Castro de Oliveira, Caíque Jordano A. Paiva e Luciano Rodrigues Gomes, participaram na manhã do dia 5 de junho, de um evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado na sede da Celpa, em Marabá.

A professora Andréa ministrou a palestra intitulada “Dinâmicas Territoriais de Ocupação na Amazônia: Resultados e Desafios na Reabilitação de Áreas Degradadas na Região Sudeste do Pará”, fazendo referência aos projetos de reabilitação de áreas degradadas às margens do Rio Itacaiúnas e Tauarizinho, os quais participa, desenvolvendo tecnologias de produção de mudas e reabilitação das áreas degradadas.

A professora Andréa enfatizou a importância das ações ambientais pelas empresas privadas que degradam o meio ambiente, visto que segundo a professora “a exploração do recurso natural não renovável na região sudeste do Pará é fruto das dinâmicas territoriais de ocupação na região desde a década de 70, entretanto possível de ser explorado de forma sustentável, lembrando também que o território no qual estamos inseridos, é produto do meio das relações sociais (homem e meio ambiente) ”, completou.

A professora Andréa apresentou resultados de pesquisas no âmbito dos projetos de recuperação de áreas degradadas pela extração de argila em Marabá (convênio entre Unifesspa e Sindicato das Cerâmicas Vermelhas de Marabá), e do Projeto Tauari Vivo (convênio entre Unifesspa e Exército Brasileiro).Palestra Celpa 1

Na oportunidade, a gerente Corporativa de Planejamento da Expansão e Meio Ambiente da Celpa, Ozaíde Serrão, enfatizou “a importância destes diálogos entre as instituições, justamente em um momento tão delicado para a Educação e Meio Ambiente no Brasil”.

A professora Andréa Hentz, finalizou a palestra, mostrando os desafios para os próximos anos de projeto, como manutenção do banco de sementes de espécies florestais nativas, conhecimento das taxas de germinação das espécies, diversidade de produção, sobrevivência a campo e, sobretudo, a importância da conscientização de todos para a produção sustentável no Estado, a fim de garantir a minimização dos impactos socioambientais decorrentes em nossa região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página