Unifesspa faz parte do Movimento Mundial de Acesso aberto à produção científica

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 11h22
  • Última atualização em Domingo, 09 de Junho de 2019, 16h09

RepositórioO Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (SIBI/Unifesspa) em parceria com Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), lança o Repositório Institucional da Unifesspa (RIUnifesspa).

O RIUnifesspa é uma Biblioteca Virtual que reúne os conteúdos digitais produzidos pela Universidade e tem como objetivo contribuir para a maior visibilidade desses conteúdos, preservando a memória intelectual e reunindo em um único local e de forma permanente a produção científica da Universidade.

Sua missão é armazenar, preservar, divulgar e dar livre acesso à produção científica em formato digital, aderindo ao movimento de divulgação dos resultados de pesquisa da Instituição.

A comunidade acadêmica da Unifesspa está envolvida em projetos de pesquisa, com uma produção científica que cresce tanto em quantidade, quanto na qualidade das publicações. Para ampliar a divulgação desses resultados, o RIUnifesspa vai armazenar a produção intelectual da Universidade em formato digital, permitindo a busca e a recuperação para seu posterior uso, tanto nacional quanto internacional, pela rede mundial de computadores.

O Repositório é composto pelo depósito da produção intelectual e demais informações, pela autoria ou coautoria de docentes, discentes de graduação, mestrado e doutorado, pesquisadores e técnicos. O RIUnifesspa disponibilizará em seu acervo trabalhos de conclusão de cursos de graduação, as teses e dissertações defendidas na Unifesspa, além de artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos.

O RIUnifesspa apresenta um campo de busca por autoria, assunto, data de publicação e título. Também há espaços para seguintes comunidades: Biblioteca Digital de Artigo de Periódico (BDA), Biblioteca Digital de Monografia (BDM) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

O Repositório Institucional está disponível no site http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/. Para disponibilizar sua produção científica no Repositório, os professores, pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado da Unifesspa deverão entrar em contato com a direção do (SIBI) pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: (94) 2101-5938.

Os interessados também podem visitar o site do SIBI/Unifesspa para conhecer os serviços e produtos ofertados pelo setor através do endereço eletrônico: https://sibi.unifesspa.edu.br/