Política de inclusão e acessibilidade da Unifesspa ganha visibilidade em evento internacional

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 18h04
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 16h22

Equipe MéxicoO primeiro Encontro Latino-americano de Investigação Educativa e de Saber Pedagógico será realizado no período de 20 a 22 de junho, na Coordenação Geral de Formação e Inovação Educativa (CGFIE) do Instituto Politécnico Nacional (IPN), na Cidade do México.

Um grupo de alunos e servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vão apresentar seus projetos de pesquisas durante o evento, mostrando ao mundo a ciência que produzimos na universidade e o quanto a instituição faz a diferença nessa região.

Estarão representando a Unifesspa no evento a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia/Unifesspa) Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, as técnicas do Naia - Thais de Oliveira Abreu, Lúcia Cristina Santos, Mayra Barbosa, Edilane Figueiredo Costa, a intérprete de Libras - Andreza Reuter, e dos bolsistas do Naia Tarcila Virtuozo, Samuel de Almeida Mendes, Maria José de Jesus Araújo e Renan Lucas Israel Nascimento da Silva.

A professora da Unifesspa Hildete Pereira dos Anjos e mais 15 professores fazem parte do Comitê Acadêmico Internacional do I Encontro Latino-americano de Investigação Educativa e de Saber Pedagógico.

O trabalho "Políticas públicas e perfil socioeconômico da população com deficiência no sudeste do Pará" será apresentado por Mayra Barbosa Sindeaux Lima, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo e Edilane Figueiredo Costa.

O projeto "Inclusão acadêmica de discentes com deficiência visual na Unifesspa e produção de materiais didáticos acessíveis" será apresentado por Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Lúcia Cristina Gomes dos Santos e Thaís de Oliveira Abreu.

"Políticas de ações afirmativas e atuação dos bolsistas apoiadores de inclusão e acessibilidade na Unifesspa será apresentado por Samuel de Almeida Mendes, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo e Thaís de Oliveira Abreu.

"Práticas Extensionistas em atendimento educacional especializado no sudeste paraense" será apresentado por Maria José de Jesus Araújo, Renan Lucas Israel Nascimento da Silva e Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo.

E, por fim, o projeto "Ações políticas para inclusão de pessoas surdas: da Universidade para a sociedade" será apresentado por Carla Andreza Corrêa Reuter, Lúcia Cristina Gosmes dos Santos e Thaís de Oliveira Abreu.

O trabalho da aluna e bolsista do Naia Tarcila Virtuozo é intitulado "Identidade e Inclusão: a mulher amazônica literária artista em sua representatividade e resistência".

“Penso que é importante nossas ações de política de inclusão e acessibilidade da Unifesspa terem essa visibilidade em eventos internacionais e nacionais, pois isso tem implicado em reconhecimento do trabalho feito por nossa universidade. Assim como nossas pesquisas e ações de extensão, com a participação de bolsistas de iniciação científica - financiados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, projetos de ensino, pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, e programas de extensão financiados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis. A divulgação científica representa a socialização de conhecimentos e experiências que temos desenvolvidos na área de inclusão. Destaco ainda a participação de quatro mestrandos do Programa de Educação em Ciências e Matemática, que também aprovaram trabalhos e irão representar o PPGECM do ICE da nossa Unifesspa e, isso, nos deixa muito felizes e orgulhosos”, disse a coordenadora do Naia Lucélia Rabelo.

Conheça um pouco sobre o Instituto Politécnico Nacional (IPN):

O Instituto Politécnico Nacional (IPN), popularmente conhecido como Politécnico ou Poli. É uma instituição pública mexicana de investigação e educação nos níveis médio, superior e pós-graduação. Foi fundada na Cidade do México em 1936, durante o governo do presidente Lázaro Cárdenas del Río.

Criada para consolidar, através da educação, da independência econômica, científica, tecnológica, cultural e política para alcançar o progresso social da nação, de acordo com os objetivos históricos da Revolução Mexicana, contido na Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos.

Esta casa de estudos foi criada seguindo os ideais revolucionários de reconstrução, desenvolvimento industrial e económico, a fim de oferecer educação profissional a todas as classes menos favorecidas. Com o passar dos anos, está posicionada como uma das melhores universidades do país. O Instituto Politécnico Nacional (IPN) é considerado uma das instituições educativas mais importantes do México e da América Latina, pelo seu nível acadêmico.

A instituição possui 187.999 alunos matriculados em seus 293 programas educativos, divididos em suas 82 unidades acadêmicas. Também é uma das principais instituições mexicanas de formação de técnicos e profissionais nos campos da administração, ciência, engenharia e nas novas tecnologias.