Professor da Unifesspa organiza edição temática de Revista Científica

• Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 15h05
  • Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 15h09

Profa Marisa e Prof. WalberO professor doutor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Walber Christiano Lima da Costa, juntamente com a Profa. Dr.ª Marisa Rosâni Abreu da Silveira e com o Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram convidados para serem editores na edição temática do Periódico BoEM - Boletim On Line de Educação Matemática cujo tema será "Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein".

Segundo o professor Walber Costa, ser convidado para ser um dos editores nesta edição temática é uma honra e coloca a Unifesspa cada vez mais em evidência no que diz respeito as pesquisas científicas em Educação Matemática.

O professor ressaltou ainda que a Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein é um tema necessário a ser discutido cientificamente e que abre um leque de possibilidades de investigações na área. O próprio professor Walber, defendeu sua tese de doutorado recentemente (março de 2019), na qual ele apresentou um estudo sobre o uso referencial da linguagem (um dos conceitos de Wittgenstein) por parte dos alunos surdos.

Sobre a edição temática, segundo o Portal da Revista

O BoEM organizará uma edição temática sobre o tema Linguagem Matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein, com previsão de publicação em dezembro de 2019. Convidamos a comunidade acadêmica a participar do processo de avaliação de textos, submetendo artigos sobre o tema proposto.

Os estudos em Linguagem Matemática tiveram um avanço a partir de pesquisas no século XXI, com trabalhos que versam sobre reflexões a respeito do ensino e da aprendizagem dessa disciplina, pelo viés da linguagem. Por outro lado, os estudos pautados na perspectiva do filósofo Ludwig Wittgenstein, em particular, se constituem como contribuição tanto para o campo de pesquisa na Educação Matemática, quanto para o ensino de Matemática, versando sobre temas como: tradução de textos matemáticos em situações de aprendizagem, o aprendizado de regras matemáticas, jogos de linguagem em sala de aula, a terapia filosófica wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos educacionais, entre outros.

A Revista BoEM ainda informa que o envio dos artigos deve ser para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (não serão considerados arquivos enviados por outros meios)

Datas importantes para quem pretende submeter artigos científicos:

Até 15/09 - envio dos artigos;

Até 11/11 - comunicação da aceitação dos artigos submetidos;

Até 15/12 - previsão de publicação.

Condições para submissão:

O artigo deve seguir, rigorosamente, as normas de formato do BoEM: https://drive.google.com/file/d/0B3p7tnWT-n3DRzlGTl9JcmxyMFE/view

O artigo deve ser original e inédito (não pode ter sido publicado em outra revista ou em anais de evento). Não deve estar em processo de avaliação por outra revista.

Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção “propriedades no Word”, garantindo desta forma o sigilo. Devem ser observados os princípios de ética na pesquisa. Não deve haver indícios de plágio e/ou de autoplágio.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Todos os artigos enviados que respeitarem as normas e condições expressas anteriormente serão submetidos à apreciação do Comitê Editorial do BoEM e dos editores convidados, sujeitos à revisão cega. No entanto, aos organizadores, reserva-se o direito de tomarem as decisões finais quanto à publicação.Prof Paulo