Unifesspa inicia processo de emissão e entrega das carteiras funcionais

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h36
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h45

carteira materiaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) deu início a confecção e entrega das carteiras de identificação funcional dos servidores da instituição. O trabalhado é coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Além de permitir o acesso e o trânsito de seu portador nas dependências da Unifesspa, de acordo com suas normas internas, os servidores poderão utilizá-la como identificação em outros órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, incluindo aqueles que possuem parceiras com a universidade.

Nesse primeiro ciclo, receberam o documento os servidores que haviam atualizado seus dados e foto pela plataforma SIGRH, conforme solicitado pela Progeg desde do ano passado. O documento já conta com a utilização da identidade visual adotada pela Unifesspa neste ano.

Inicialmente, foram emitidas as carteiras funcionais dos servidores lotados na Assessoria de Comunicação (Ascom), como forma de validação de todo o processo. Na sequência, foram expedidas as carteiras dos servidores dos campi fora de sede (ICSA, IETU, IEA e IEX), que já possuíam fotografias validadas pela Progep no SIGRH.

Atualmente, estão sendo entregues as carteiras para os servidores da unidade III. Seguindo o cronograma, e de acordo com as condições, na próxima etapa serão emitidas as carteiras dos servidores das Unidades II e I do campus universitário de Marabá.

SIGRH02Após o recebimento do documento, é necessário fazer o debloqueio no SIGRH. Para isso, o servidor deve acessar a aba “Serviços” e clicar na opção “Desbloqueio de Carteira Funcional (Cartão Plástico)”. O processo é rápido, simples e indispensável.

Segundo a Progep, a recomendação é que os servidores que ainda não atualizaram sua foto para o padrão requerido façam o procedimento o mais rápido possível. Novas remessas das carteiras para aqueles que não foram abrangidos nesse primeiro ciclo ficam condicionadas à disponibilidade de material e recursos. Para saber o passo a paso de como atualizar a foto, acesse aqui

A carteira de identidade funcional tem fé pública em todo território nacional, para os seus efeitos específicos, com base no Decreto nº 5.703/2006. Na Unifesspa, a proposta de adoção do documento, feita Administração Superior da Universidade, foi regulamentada pela Portaria nº 1684 de 25 de setembro de 2018. Com base nessa Portaria, a carteira substituirá o uso do crachá no âmbito da Universidade, com o objetivo de reduzir custos e unificar documentos.