Alunos de Engenharia Civil realizam a I Feira de Projetos em Santana do Araguaia

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h12
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h14

Feira Projeto 2No último dia 13 de junho foi realizada a I Feira de Projetos do curso de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa).

O evento objetivou apresentar à comunidade interna do Instituto os Projetos de Intervenção desenvolvidos pelos discentes durante o componente curricular: Noções de Arquitetura e Urbanismo, ministrado pela Profa. Dra. Cláudia Queiroz de Vasconcelos.

A turma 2018 da Engenharia Civil foi dividida em quatro equipes de trabalho e apresentaram quatro projetos de intervenção, sendo três de uso residencial para reforma e ampliação e um de uma praça pública para requalificação e revitalização do espaço de uso público.

Essas produções são resultado de um longo trabalho que começou no quarto período do ano acadêmico de 2018, no qual a professora solicitou a realização do Projeto As Built pelos discentes e, no semestre atual, a elaboração do Projeto de Reforma e Ampliação e, no caso de levantamento do espaço urbano, o Projeto de Requalificação e Revitalização.

A acadêmica do curso de Engenharia Civil Mayane Vieira de Paiva ficou muito feliz por ter conseguido concluir o desafio de ter elaborado seu projeto juntamente com sua equipe. “Sinto-me muito orgulhosa, vontade de chorar, sensação boa de ter concluído essa etapa. Achei muito proveitosa essa atividade, pois tivemos que pesquisar bastante, tendo assim contato com os materiais, os acabamentos, a plotagem dentre outras coisas”, disse.

Já Karoline Borges, professora recém-chegada à instituição, ficou impressionada com a qualidade dos projetos. “Gostei bastante, acredito que, se fosse um feirão de vendas de casas, estariam à altura, com representações em 3D dos projetos e justificativa do porquê do uso dos materiais, pensaram na parte construtiva e ambiental”, pontuou.

“Avalio o esforço da turma como excelente, uma vez que os projetos estão todos bem fundamentados, consistentes, com conceitos arquitetônicos, dentre eles: qualidade habitacional, sustentabilidade, acessibilidade, funcionalidade, flexibilidade, ergonomia e usabilidade. Esses conceitos foram trabalhados no decorrer do semestre, assim como no período 2018.4”, disse satisfeita professora Cláudia.Feira Projeto 1