Unifesspa vai inaugurar usinas fotovoltaicas em Marabá na próxima segunda-feira

• Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 11h00
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h33

Usina Solar Mab 3 3065A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai inaugurar, na próxima segunda-feira (1º), as usinas fotovoltaicas do Campus Universitário de Marabá. A cerimônia de inauguração terá início às 9h30 no auditório da Unidade II (Folha 17).

O evento vai reunir a comunidade acadêmica e autoridades para celebrar mais uma conquista para a universidade e sociedade, com presença do senador Paulo Rocha. O parlamentar indicou emendas para a aquisição das usinas.

São 525 painéis fotovoltaicos distribuídos em três usinas com uma expectativa de geração de 20 mil kwh/mês. Foram instaladas 2 usinas na Unidade II, sendo distribuídas no prédio de 4 pavimentos e no Galpão de Laboratórios e outra no prédio de 4 pavimentos da Unidade III (Cidade Universitária).

A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Com grande potencial de captação no Brasil, esse tipo de energia tem custo de geração bem inferior aos demais tipos convencionais de energia.

O Parque de geração de energia da Unifesspa

Ao todo, a Unifesspa adquiriu cinco usinas de geração de energia solar, todas já instaladas. Além de Marabá, já foram inauguradas e estão em pleno funcionamento as usinas no campus de Xinguara e Rondon do Pará. O parque conta com 714 painéis fotovoltaicos com projeção de gerar 20% da energia consumida por toda a Unifesspa. Esta ação faz parte do projeto de eficiência energética da Unifesspa, desenvolvido por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Os recursos para aquisição das Usinas de Energia Solar são provenientes de emenda da bancada federal paraense, contando com indicações do senador Paulo Rocha para as ações em Marabá e do então deputado federal Zé Geraldo para as ações nos municípios de Xinguara e Rondon do Pará. A partir da produção de energia solar fotovoltaica, a Unifesspa vai poder vender energia para a própria concessionária do estado – a Celpa, num sistema interligado a rede. Foram investidos R$ 755 mil na aquisição dessas Usinas de Geração de Energia Solar que possuem 25 anos de vida útil.