IEX: Alunos participam do I Encontro Acadêmico dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Letras

• Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h24
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 08h57

Enabel 1O I Encontro Acadêmico dos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Letras (Enabel) teve como tema a “educação ambiental” e a “sustentabilidade” na Amazônia, com a participação de todos os cursos do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) – Letras, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal do campus Universitário de São Félix do Xingu da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O evento que contou com mais de 150 participantes entre eles - alunos (comissões e apresentação de projetos de pesquisa), de profissionais da Unifesspa (professores e técnicos), dos povos indígenas Kayapó, dos secretários de Educação e Meio Ambiente (incluindo técnicos), além da participação do  Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor) e da ONG The Nature Conservancy (TNC).

O Enabel promoveu a troca de experiências científicas, acadêmicas e profissionais com intuito de complementar a formação científica, política, moral e crítica dos participantes. Participaram do I Enabel a comunidade acadêmica da Unifesspa, professores de Escolas Estaduais e Municipais, autoridades públicas, além da população local.

Foi realizado minicurso sobre "Geoprocessamento", ministrado por Rafael dos Santos Carvalho, "Licenciamento de Atividades de Impacto Local: Legislação, procedimentos, e dificuldades no município de São Félix do Xingu", pelo Esp. Luiz da Silva Macedo, Engenheiro Ambiental da Secretaria Mul. de Meio Ambiente e Mineração, "Introdução a Gestão de Unidades de Conservação", pelo MSc. Denílson Pontes Ferreira, técnico em Gestão Ambiental/Engº Agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). Houve ainda diversas palestras, além de discussões em mesas-redondas, e apresentação cultural com a Dança Indígena (Kayapós-Bepjan).

Durante o evento foram serão discutidas ações que podem ser tomadas dentro e fora do ambiente escolar com enfoque na conscientização da população e redução dos impactos ambientais na região.

"Como resultado, após o evento, decidimos firmar convênios entre a Unifesspa com as secretarias, instituto e ONG participantes do evento, de forma a criar oportunidades de estágio para os alunos, além de colocar em prática os projetos de extensão dos professores Daniel Silva, Natália Hilgert e Ananza Rabello, todos do IEX. O evento foi um passo inicial para, finalmente, estabelecer de vez um acordo de preservação da Amazônia na região São Félix do Xingu, cujos atores principais dessa iniciativa serão os nossos alunos graduandos e os da Casa Familiar Rural, onde os projetos irão se concentrar", concluiu o professor Daniel Clemente Silva.

Enabel 4