Programa de Pós-Graduação em História lança revista científica "Escritas do Tempo"

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 10h16
  • Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 09h28
  • Acessos: 2090

revista1

Narrar e interpretar o tempo em diferentes perspectivas, reflexões, temáticas de estudo e por diferentes ângulos teóricos e metodológicos. É com essa missão que foi lançada, no último dia 4, em Marabá, a revista científica "Escritas do Tempo", uma das primeiras ações do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O diretor de Pós-Graduação, professor Erinaldo Cavalcanti, abriu a cerimônia ressaltando que o periódico surge de uma necessidade constatada pelos pesquisadores, tendo em vista a baixa quantidade de revistas de divulgação científica na região norte.

Cavalcanti agradeceu a colaboração de todos e também destacou o suporte prestado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa, que viabilizou a execução do projeto.

Em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, externou a alegria e o orgulho da comunidade pelo o lançamento da revista, destacando a inserção social das Universidades. “As Universidades cumprem um importante papel de transformação social, cultural e ideológico na sociedade. São um espaço para diversidade de pensamentos e vivências”, declarou o reitor.

revista3Também participaram da cerimônia a vice-diretora da Faculdade de História (Fahist), Profa. Dra. Maria Clara Sampaio, e a profa. Dra. Karla Leandro Rascke, editora-chefe da revista.

Após o lançamento do periódico, foi realizada a Palestra “Raízes Históricas do Anticomunismo e a Guinada à Direita”, ministrada pelo professor Rodrigo Patto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Revista

"Escritas do Tempo" constitui um espaço especializado para publicação de artigos, dossiês, entrevistas e resenhas. É uma revista online de acesso livre e gratuito, com periodicidade quadrimestral, recebendo propostas de publicação em fluxo contínuo.

Os textos serão avaliados por membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas selecionados pelas(os) editoras(es), em processo de avaliação em que o anonimato da autoria será garantido.

Segundo a editora-chefe da revista, prof. Karla Rascke, a primeira chamada para publicação de artigos na revista, que teve temática livre, foi considerada um sucesso. A expectativa agora é conseguir o registro ISSN, que tem como finalidade identificar e individualizar o título de uma publicação seriada em âmbito internacional.

revista2