Novos diretores do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa tomam posse

• Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 18h54
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 09h34

DSC 3733Em cerimônia realizada na noite de ontem (10), tomou posse a nova direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal do Sudeste do Pará (Unifesspa). Como diretor-geral, foi empossado o prof. Dr. Marcus Vinicius Mariano de Souza e como diretora-adjunta, a profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes, para a gestão 2019/2022.

A solenidade, realizada no auditório da Unidade I, Campus de Marabá, contou com a participação do reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e do ex-diretor do ICH, prof. Janailson Macedo Luiz. Também participaram estudantes, professores, técnicos administrativos do Instituto, pró-reitores, além de amigos e familiares.

Após assinatura dos termos de posse, os novos gestores discursaram. O professor Janailson Macedo parabenizou as chapas que disputaram a eleição pela apresentação de propostas e comprometimento de melhorias no ICH. O professor agradeceu o apoio e colaboração da comunidade do Instituto no desenvolvimento das ações da gestão que agora se encerra.

Em sua fala, a diretora-adjunta empossada, profa. Ana Clédina, ressaltou os desafios em assumir a missão de gerir o ICH, principalmente tendo em vista o atual contexto político nacional. “Queremos realizar um trabalho coletivo, para refletirmos juntos e solucionar as problemáticas do nosso Instituto”, disse.

O diretor-geral, Marcus Vinicius, agradeceu professores, técnicos e estudantes pelo apoio conquistado durante a campanha. Ele destacou que a nova gestão enfrentará um momento difícil diante do cenário atual educação brasileira, sobretudo a despeito dos bloqueios orçamentários que impactam a Unifesspa. Entretanto, afirmou que buscará ações participativas com a comunidade interna e externa.

“Queremos fazer uma gestão que não olhe apenas para questões burocráticas, mas sim para as potencialidades do ICH. O que nos une enquanto instituto são as licenciaturas e acreditamos que podemos fazer um bom trabalho para a educação, com a formação de professores qualificados, que possam refletir positivamente na formação da educação básica da região”.

Finalizando os pronunciamentos, o reitor da Unifesspa agradeceu e elogiou o trabalho da gestão anterior, destacando a construção de um modelo democrático adotado pelo Instituto. Monteiro frisou que o momento é difícil e exige muita unidade da comunidade do ICH e de toda a Unifesspa, e ressaltou também a importância das ciências humanas para a sociedade.

“Sem ciências humanas não é possível construir uma universidade, construir uma sociedade que reflete sobre si. É possível, de forma científica, pensar diferente e é por isso que as ciências humanas têm um importante papel nesse momento”, afirmou o reitor.

posse ich marcusposse ich ana