Comunidade Acadêmica do ICH se reúne para dialogar com a Administração Superior da Unifesspa

• Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 14h01
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 15h26

DSC 3750Em mais uma edição do programa Institucional “Unifesspa de Todos Nós”, a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Humanas (ICH) lotou o auditório da Unidade I, na tarde de ontem (15), para discutir com a Administração Superior os principais desafios e questões relativas à rotina do Instituto.

Conduzida pelo diretor-geral do ICH, prof. Marcus Vinicius de Souza, a reunião teve início com a exposição do quadro orçamentário da universidade, que teve 40% de seus recursos bloqueados pelo Ministério da Educação.

Na apresentação, o reitor da Unifesspa, prof. Maurílio Monteiro, destacou como as restrições orçamentárias comprometem o funcionamento da instituição e quais medidas estão sendo adotadas para o enfrentamento desse contingenciamento.

Na sequência, a comunidade fez reivindicações e tirou dúvidas sobre espaço físico, orçamento, calendário acadêmico e regulamento de graduação, além de questões relativas à carreira profissional dos servidores. A proposta é encaminhar soluções para as demandas apresentadas, acompanhando e colaborando com o processo de desenvolvimento do Instituto.

Espaço físico

O espaço físico do Instituto foi um dos principais assuntos debatidos. Questionamentos sobre a utilização de prédios e definição das estruturas físicas, com vistas à avaliação dos cursos, estiveram em pauta.

O reitor informou que a liberação dos espaços para ICH ocorrerá seguindo um cronograma, que está condicionado, entre outros fatores, à entrega do novo bloco na Unidade III e à disponibilidade da equipe de carregadores, que é reduzida em relação às demandas.

Também foi discutido o tema moradia estudantil na Unifesspa. Sobre essa demanda, a Administração informou que há um projeto nesse sentido, mas que ainda é preciso debater com a comunidade sua viabilidade.

DSC 3755Orçamento

Sobre orçamento, a comunidade debateu se a Unifesspa adotará a Matriz Andifes, relativa a divisão de recursos por alunos. Tratou ainda sobre a garantia de recursos financeiros para viagens de campo, além de como o ICH será impactado com as restrições orçamentárias.

Ficou encaminhado que, no próximo mês, a Secretária de Planejamento (Seplan) vai realizar uma reunião para debater a matriz orçamentária de divisão dos recursos, com a participação dos Institutos.

Em sua fala, o reitor reiterou que os dados do orçamento e gastos da Unifesspa são públicos, que podem e devem ser debatidos coletivamente, e estimulou a comunidade a se apropriar de tais informações.

Ensino de Graduação

O calendário acadêmico e o reingresso de alunos foram os aspectos abordados sobre o ensino de graduação. O principal encaminhamento foi de debater, com celeridade, um novo regulamento de graduação, que se encontra em processo de construção e já possuiu uma minuta. Essa, será debatida com a comunidade e conselhos superiores da Unifesspa.

Gestão de Pessoas

Os servidores aproveitaram a oportunidade para sanar dúvidas e obter orientações acerca das progressões funcionais, possibilidade de contratação de novos servidores e reposição de vagas, além de orientações sobre resoluções de processos seletivos para contratação de professores.

CRCA

Foram esclarecidos aspectos relacionados ao processo de desligamento de alunos, com base no regulamento vigente.