SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

• Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2015, 15h34
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O presente seminário fora idealizado com a proposta de articular e promover críticas e debates acerca dos Direitos Humanos e Cidadania na seara acadêmica, social, jurídica, familiar e dentre muitas outras. Vivemos em um mundo globalizado e predominantemente capitalista, onde o império patronal, opressor, machista e sectarista ainda vigora. Neste contexto é que se construiu este Seminário como fruto do Programa de Extensão denominado DIREITOS HUMANOS DA MULHER E JUSTIÇA RESTAURATIVA, coordenado pela Professora Doutora Lorena Santiago Fabeni que tem como fim último oferecer na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em parceria com Centro de Assessoria Jurídica Popular – CEAJUP, que já é um programa de extensão; e o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito - NPJ, atendimento à mulher em situação de violência doméstica.
O Evento tem como finalidade levar à seara acadêmica e social discussões  e debates para esclarecimentos e apropriação temática em torno dos Direitos Humanos e Cidadania. Acreditamos que a melhor maneira para o alcance de fato de uma sociedade justa, fraterna e organizada é o debate e a reflexão dialética acerca das mazelas sociais que nos atingem. O Seminário contará com a participação massiva da Comunidade Acadêmica, Sociedade Civil Organizada, membros da Defensoria Pública,   docentes da UNIFESSPA—Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em parceria com o PPGD/ Programa de PÓS graduação em Direito vinculado a UFPA—Universidade Federal do Pará.

Entre os temas abordados estarão:

“Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos”, “Violência Doméstica Contemporânea”, “Meio Ambiente do Trabalho e Saúde do Trabalhador”, “Diálogo Judicial como Forma de Proteção de Direitos Humanos”, “Aspectos Importantes Sobre a Redução da Maioridade Penal” e “Desafio do Direito Ambiental na Era dos Direitos Humanos”.

21/05/2015 (1° Dia)

12:00 h às 14:00 h—Credenciamento

Local: Auditório do Fórum de Marabá—PA

14:30 h às  16:15 h— Mesa I:

“Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos”

Facilitadores:

Ana Célia Bentes Hamoy (UFPA/PPGD)

Verena Holanda de Mendonça Alves (UFPA/PPGD)

Debatedor: José Erickson Rodrigues (Defensoria Pública do Estado do Pará)

16:30 h às  18:15 h-Mesa II:

“Violência Doméstica Contemporânea”

Facilitadora: