Mais de 70% dos alunos matriculados no Período 2020.2 aderem ao Período Letivo Emergencial

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 17h07
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 11h06
  • Acessos: 1914

aula remotaO Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa registrou 3.417 alunos matriculados no Período Letivo Emergencial (PLE). O número equivale a 70,43% do total de alunos matriculados no Período 2020.2, quando foram contabilizadas 4.851 matrículas. O resultado mostra uma importante adesão e engajamento da comunidade universitária, que se vê diante de um novo desafio.

A grande quantidade de alunos que optaram por fazer as aulas remotas durante o período de pandemia também reflete o esforço das faculdades em todos os campi da Unifesspa, ao buscarem alternativas para minimizar os impactos acadêmicos após longo período sem aulas. De acordo com os dados do CRCA, o total de componentes curriculares ofertados no PLE foi de 530, sendo 493 disciplinas e 37 tutorias (ensino individual).

De acordo com o cronograma aprovado pelo Consepe, o período letivo emergencial começa nesta terça-feira (15) e segue até o dia 22 de dezembro. Criado em caráter excepcional durante o período de pandemia, o PLE vai permitir que estudantes de graduação realizem atividades acadêmicas de forma on-line sem qualquer prejuízo ao período letivo que estava em andamento, antes do isolamento.

Além das inúmeras atividades formativas promovidas pelo Programa Unifesspa Online, estão sendo implementadas ações para que alunos e professores tenham condições de desenvolver as aulas remotas com a qualidade almejada.

Estudantes sem acesso à internet puderam concorrer a um edital de auxílio para aquisição de pacotes de dados móveis e os professores podem contar com uma estrutura e apoio técnico para gravação de aulas. Um espaço foi disponibilizado com acesso à câmera, microfone, computador, entre outros equipamentos necessários para produção de materiais didáticos audiovisuais e realização de aulas síncronas. A utilização do ambiente de produção será feita mediante agendamento prévio.

Para o diretor de Ensino de Graduação, Denilson Costa, a alta adesão da comunidade ao PLE demonstra a força da universidade para enfrentar os desafios e construir soluções possíveis diante da maior crise sanitária vivenciada nos últimos 100 anos. "Este é um momento histórico. O momento é desafiador, mas ao mesmo tempo é também de muito aprendizado para docentes e discentes. A expectativa é que em dezembro tenhamos atingido nossos objetivos, com uma experiência exitosa" comentou, desejando sucesso aos alunos e professores.