Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Setembro Amarelo: Lives debatem a universidade como espaço para valorização da vida

  • Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 17h30
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 09h35
  • Acessos: 2013

arte setembro amareloO suicídio tem sido considerado prioridade de saúde pública para a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelas suas altas taxas de ocorrência em todo o mundo. O Departamento de Apoio Psicossocial e Pedagógico (Dapsi), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), tem acolhido e prestado apoio a discentes em estado de sofrimento emocional, por fatores psíquicos, econômicos, sociais e também por angústias relacionadas às demandas acadêmicas.

Nessa perspectiva, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), Departamento de Apoio Psicopedagógico (Dapsi), Faculdade de Psicologia (Fapsi) e a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) promovem, nos dias 24 e 29 de setembro, lives para falar sobre "a universidade como espaço de valorização da vida". A primeira delas é destinada aos discentes e ocorrerá a partir das 19h, no Youtube. Mediado pela psicóloga do Dapsi, Ana Paula de Deus, o encontro receberá o psicólogo especialista em saúde mental, Wagner Dias Caldeira, e a coordenadora do Grupo de Estudos e Atendimentos Psicanalíticos em Marabá, professora Katerine Sonoda, como palestrantes.

Já a live do dia 29 tem como público-alvo os servidores da Unifesspa. Terá como palestrantes Diego Rodrigues Vieira, que é psicólogo social e atuante no Centro de Testagem de Covid-19, e a médica psiquiatra da Prefeitura Municipal de Marabá, Emíla Santiago Gerhard. A professora Katerine Sonoda será  a mediadora da live. 

De acordo com dados amplamente veiculados pela mídia, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Segundo a OMS e Associação Pan-Americana da Saúde (OPAS), esse fenômeno é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, de acordo com dados divulgados em 2018. As universidades, portanto, atendem boa parte dessa faixa etária. Daí a importância de dialogar sobre esse fenômeno, produzir estudos e gerar informações e outros meios pertinentes que podem contribuir na redução do risco de suicídio, dentro de sua comunidade e na sociedade em geral.

“Esse momento em que estaremos falando sobre o tema é uma oportunidade de reflexão e amadurecimento da nossa Unifesspa neste caminho. Precisamos quebrar os tabus e mitos que cercam o tema e assim nos preparar para fazer desta instituição um espaço que acolhe, que valoriza e que cuida da vida”, diz a psicóloga do Dapsi, Ana Paula.

"É necessário abordar esse tema de forma ampla para toda comunidade acadêmica, não só nesse período de setembro amarelo. As lives servirão como uma forma de prevenção primária, que irá possibilitar a comunidade interna e externa da Unifesspa um debate respeitoso, responsável e cientificamente embasado a informações de qualidade", explica Antônio Augusto Severo, psicólogo e chefe do Seapaf.

As lives serão transmitidas no Canal da Proex.

Apoio

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias, atendendo pelo número 188. A campanha nacionalmente do setembro amarelo foi criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e CVV, E como serviço governamental, temos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atende e acolhe pessoas que apresentam algum grau de sofrimento psíquico.

Texto: Larissa Mota (estagiária)  

Fim do conteúdo da página