Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Comunicação firma parceria para mapear produção de conteúdo jornalístico na região

  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 16h48
  • Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 16h53
  • Acessos: 890

destaque facom A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) firmou parceria com o projeto “Atlas da Notícia”, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.

O objetivo do projeto é mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. A parceria, inédita entre as universidades brasileiras, vai ofertar a oportunidade de estágio no qual os alunos receberão treinamento e farão a pesquisa e inclusão de informações sobre meios de comunicação da região sul e sudeste do Pará.

“O Norte e Nordeste são as regiões com o maior número de deserto de notícias, ou seja, localidades com escassez de veículos de mídia. Isso é um grande problema para a democracia e cidadania, uma vez que as pessoas não conseguem ter informações do que acontece nas suas localidades”, explica a professora Elaine Javorski, da Facom.

O projeto, que deve iniciar já na próxima semana, prevê duzentas horas para que os alunos trabalhem verificando, remotamente, a existência de veículos já listados, além da existência de outros novos. A iniciativa tem o apoio do Facebook e parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Intercom.

Para a pesquisadora, o convênio firmado ajudará a dar visibilidade a produção, na área de comunicação, feita por pesquisadores fora dos grandes centros. “É uma oportunidade para afinarmos laços e promover um intercâmbio de conhecimentos com profissionais qualificados. Nossa expectativa é que o projeto consiga funcionar bem e tenhamos mais vezes essa parceria”, finaliza.  

Foto: Rondon Notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página