Unifesspa adquire novos testes de coronavírus que apresentam resultados mais precisos

• Publicado: Terça, 04 de Mai de 2021, 17h59
  • Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 14h39

Teste tipo antígenoVisando ampliar e promover ações cada vez mais eficazes de combate à Covid-19, a Universidade Federal do Sul e Sudeste (Unifesspa) adquiriu, por meio de processo licitatório, novos testes rápidos para detecção da doença. Dessa vez, os testes comprados detectam o antígeno SARS-CoV-2 em secreções nasofaríngeas, sendo considerados mais precisos e seguros nos resultados.

Até então, a Unifesspa tem utilizado testes rápidos do tipo sorológico para detecção dos anticorpos IGG/IGM, que continuarão sendo usados pela Instituição. No total, de setembro até agora, quase 800 testes foram realizados em servidores, alunos e terceirizados que precisaram acessar os espaços da Universidade para realizar alguma atividade essencial.

A técnica utilizada para realizar o teste de antígeno consiste no uso de cotonete para coleta de secreção do nariz e boca. O procedimento é indolor, mas é possível existir certo desconforto. O resultado leva, aproximadamente, 30 minutos para ficar pronto. A priori, segundo o Grupo de Trabalho de Biossegurança que organiza a compra e utilização desses materiais, esse tipo de teste será realizado apenas nos servidores e terceirizados que apresentarem sintomas do vírus e aqueles que realizarem viagens institucionais.

Desde março de 2020, a Unifesspa suspendeu atividades presenciais na Intuição em todos seus cinco campi. Atividades administrativas passaram a ser realizadas na modalidade de trabalho remoto e apenas serviços considerados essenciais puderam ser executados presencialmente, respeitando uma série de procedimentos e protocolos de segurança. Os testes rápidos são justamente para esses de servidores que necessita realizar alguma atividade ou serviço presenciais.

Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, a Unifesspa publicou seu Protocolo de Biossegurança, que traz orientações gerais e estabelece procedimentos para prevenir a disseminação do coronavírus nos espaços da universidade. As orientações do Protocolo estabelecem medidas individuais e coletivas que são necessárias para a entrada, a circulação e a permanência em todas as dependências da Universidade, que devem ser seguidas por servidores, discentes e colaboradores terceirizados e por todos que precisam circular nos espaços da universidade, especialmente em atividades consideradas essenciais.

A testagem rápida, assim como a higienização constante de espaços de uso comum, medidas de controle e segurança para as áreas de acesso e de circulação, monitoramento sistemático do cenário epidemiológico da região, entre outras ações, fazem parte de uma série de recomendações que compõem o Protocolo.