Comitê de Governança Digital aprova políticas de controle de acesso à informação e de uso dos laboratórios de informática

• Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 10h03
  • Última atualização em Terça, 18 de Mai de 2021, 17h17

cgd reuniaoFoi realizada, no dia 01 de abril de 2021, por videoconferência, a primeira reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) da Unifesspa em 2021. A reunião teve como pontos de pauta a aprovação da política de controle de acesso à informação e aos recursos de TIC e da política de utilização dos laboratórios de informática.

Política de controle de acesso à informação e aos recursos de TIC integra a Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e tem por finalidade estabelecer os objetivos, diretrizes e competências relacionadas ao controle de acesso à informação e aos recursos de tecnologia da informação.

Esta política será aplicada, no que couber, às atividades de todos os usuários de recursos tecnológicos pertencentes ou gerenciados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), incluindo servidores, colaboradores, consultores externos, estagiários e prestadores de serviço que exercem atividades no âmbito da Unifesspa ou quaisquer usuários que venham ter acesso a dados ou informações protegidas pela presente norma.

Já a política de utilização dos laboratórios de informática pretende sistematizar as normas de conduta para a utilização dos laboratórios, e manter os equipamentos em perfeito estado de uso. Neste documento estão contidas as informações e orientações de uso e lista completa dos equipamentos. Atualmente, a universidade dispõe de 30 (trinta) laboratórios de informática para uso em cursos oferecidos na instituição, em todas as modalidades de ensino. Deste modo, todos os alunos fazem uso do ambiente. Além disso, existem laboratórios específicos para uso dos cursos de graduação e pós-graduação, os mesmos com equipamentos e/ou softwares específicos para demonstrações, simulações e práticas nas áreas.

Ainda durante a reunião do CGD, foi discutido o processo de contratação da biblioteca virtual para a Unifesspa. A inclusão desse projeto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) visa proporcionar maior praticidade de acesso ao acervo virtual que será adquirido, além da economicidade gerada, dentre outros benefícios elencados pelo comitê.

Todos os pontos de pauta foram aprovados, por unanimidade, pelos membros presentes.

*Com informações e foto do Comitê de Governança Digital