RodaMundo apresenta ações culturais e traz o Seminário de Extensão e Formação

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 17h27
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 09h21

rodamundoEntre os dias 24 e 28 de maio, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) realizará mais um evento ligado à agenda cultural RodaMundo. A programação do evento traz as ações da Universidade federal do Sul e Sudeste do Pará por meio de rodas de conversa, mesas redondas, encontros e atividades culturais, todas realizadas de modo online, em respeito às exigências de saúde pública.

Além da programação própria, o Seminário de Extensão e Formação irá ocorrer como uma das atividades do evento. Serão debatidos temas como a inovação, o empreendedorismo, a utilização das novas mídias, a extensão em áreas rurais e o processo de curricularização da extensão universitária dentro da Unifesspa. O encerramento contará com atividade cultural, tendo interações artísticas e culturais dos bolsistas de arte, cultura e educação.

As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo SigEventos Unifesspa no link: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/RUASEF2021

Confira a programação abaixo:

RODAMUNDO UNIVERSIDADE EM AÇÃO

• 24 de maio

Roda de Conversa 1 - Extensão Rural (09h)

Palestrantes: Prof. Dr. Airton dos Reis Pereira (UEPA); Profª Drª Caroline Nebo (IETU/Unifesspa); Profª Drª Laila Drebes (IETU/Unifesspa); Prof. Dr. Paulo Vinicius Mendes (IETU/Unifesspa).

Mediador: Prof. Dr. Cristiano Bento (IEX/Unifesspa).

Roda de Conversa 2 - Empreendedorismo urbano e economia financeira (15h)

Palestrantes: Alexandre Luz (Gerente Sebrae/Região Araguaia); Profª Drª Ana Condeixa (ICSA/Unifesspa); Prof. Dr. Flávio Gatti (IETU/Unifesspa); José Airton Ribeiro Gonçalves (Gestor do Sebrae/Região de Carajás); Leandro Condeixa (SENAC RJ); Prof. Dr.Tiago Barcelos (ICSA/Unifesspa).

Mediadora: Profª Drª Eliane Pereira (IEA/Unifesspa).

• 25 de maio

Encontro 1 - Reunião com os coordenadores das Ações Permanentes de Extensão e dos programas e projetos do PIBEX (09h)

Roda de Conversa 3 - Por uma Política de Cultura da Unifesspa (15h)

Palestrantes: Ms. Claudiana Guido (CCULT/PROEX/Unifesspa); Prof. Dr. Gil Vieira Costa (SEAAC/PROEX/Unifesspa).

Mediadora: Carolina Ribeiro Batista (Discente da FECAMPO/Bolsista do Programa Arte, Cultura e Educação).

Atividade Cultural 1 - Quais nossos planos para a Cultura? Manifesto dos Fazedores e Fazedoras de Cultura (18h)

Participação: Fazedores e Fazedoras de Cultura.

Intervenção poética e musical: Clei Souza; Jorginho Ropha.

SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E FORMAÇÃO

• 26 de maio

Encontro 2 - Reunião com os bolsistas das ações de extensão (09h)

Mesa Oficial de Abertura (14:30h)

Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa - Reitor da Unifesspa; Prof. Dr. José Amilton de Souza - Pró-reitor da Proex/Unifesspa; Profª. Drª. Gilmara Lima - Pró-reitora da Propit/Unifesspa; Prof. Dr. Denilson Costa - Pró-reitor da Proeg/Unifesspa; Prof. Dr. Eudes Leopoldo - Diretor da Dext/Proex/Unifesspa; Prof. Me. Alan Monteiro Borges - Diretor da Daie/Proex/Unifesspa; Me. Claudiana Guido - Coordenadora de Cultura/ Dext/Proex/Unifesspa.

Mesa Redonda 1 - Os desafios da curricularização da extensão (15h)

Palestrantes: Profª Drª Ana Inês Sousa (UFRJ); Profª Drª Olgamir Amancia (UnB).

Debatedor: Prof. Dr. Eudes Leopoldo (DEXT/PROEX/Unifesspa).

• 27 de maio

Encontro 3 - Reunião com os coordenadores de extensão e cultura (09h)

Mesa Redonda 2 – Extensão, Pesquisa e Inovação (15h)

Palestrantes: Prof. Dr. Alexandre Hannud Abdo (pesquisador no laboratório LISIS-IFRIS em Paris e facilitador da rede Ciência Aberta); Graziela de Luca Canto (Diretora do Departamento Administrativo de Extensão da UFSC).

Debatedor: Profª Drª Gilmara Lima (PROPIT/Unifesspa).

• 28 de maio

Roda de Conversa 4 - Novas mídias e seu papel na extensão e na formação (10h)

Palestrantes: Bárbara Ranke (CCAS/PROEX/Unifesspa); Prof. Dr. Caio Maximino (DERAPPA/PROEX/Unifesspa); Profª Drª Marília Rezende (Ufam).

Mediadora: Ivonilce Brelaz (DIEX/PROEX/Unifesspa).

Roda de Conversa 5 - Currículo e Extensão:  desafios para os projetos pedagógicos dos cursos (15h)

Palestrantes: Profª Drª Ana Clédina Gomes (FACED/Unifesspa); Thaisa Teixeira Campos (DIRAC/PROEG/Unifesspa).

Mediadores: Profª Drª Lúcia Cristina Cavalcante (DIRENS/PROEG/Unifesspa); Prof. Dr. Normando Viana (IESB/Unifesspa).

Atividade Cultural 2 - Rodamundo: Interações culturais dos bolsistas de Arte, Cultura e Educação (18h)

Participações Especiais:

Rayh Oliveira convida James Viana e Camila