Reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova Relatório Anual de Integridade da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 16h14
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 09h55

O Relatório Anual de Integridade 2020 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, aprovado na reunião com o Comitê de Governança, Riscos e Controles no dia 04 Junho de 2021. O documento foi elaborado pelas Instâncias de Integridade pública juntamente com a Divisão de Gestão da Integridade. A construção do relatório ocorre a partir das informações fornecidas por cada Unidade contemplada no Plano de Integridade 2020-2021 e ressalta o compromisso da alta gestão com a integridade pública e os valores institucionais da transparência, ética, cidadania e responsabilidade, definidos nas ações de gestão e planejamento da Unifesspa.

A partir dessas informações, a Divisão de Gestão da Integridade organizou por tópicos, de forma que facilite o entendimento no momento da leitura do relatório. Segundo Juliana de Sá Souto, Chefe de Divisão de Gestão da Integridade, “grande parte dos dados do relatório fica disponível para análises detalhadas através de hiperlinks, permitindo uma visão mais completa das informações, caso o leitor tenha interesse. Embora este seja apenas o segundo relatório de monitoramento do programa de integridade, optamos por fazer uma linha do tempo, buscando comparar as medidas previstas com as implementadas nos exercícios de 2019 e 2020.”

Junto disso, a chefe da Divisão de Gestão de Integridade listou resultados que demonstram a importância do documento para a universidade:

I - O esforço da gestão em implementar grande parte das medidas previstas no plano de integridade 2020-2021, com o objetivo de mitigar riscos para a integridade institucional nos processos de trabalho das 11 Unidades contempladas no Plano;

II - Atuação das instâncias de integridade, Assessoria de Comunicação, Desenvolvimento dos Servidores e Unidade de Gestão da Integridade;

III - Declaração do dirigente máximo, instâncias de integridade e Unidade de Gestão da integridade, assumindo compromisso com a continuidade da execução das ações do Programa, as quais consideramos imprescindíveis para a prevenção e o enfrentamento à corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Logo, a aprovação do relatório faz parte da estratégia de monitoramento do programa de integridade, prevista no título 9 do Plano de Integridade 2020-2021, aprovado pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles - CGRC por meio da  Resolução nº 02, de 23 de junho de 2020-Unifesspa, e atende ao art. 7º da Portaria 57/2019 da Controladoria Geral da União - CGU.