Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da Faculdade de História da Unifesspa lança livro na próxima terça-feira

  • Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 17h25
  • Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 09h53
  • Acessos: 203

Lançamento Livro Carlo MontiNo dia 15 de Junho, ocorrerá o lançamento do livro “História da Cafeicultura em Ribeirão Preto, rede de negócios e o crédito agenciado pelo empreendedor Joaquim da Cunha Diniz Junqueira (1890 – 1915)”, de autoria do prof. Dr. Carlo Guimarães Monti, professor na Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

O livro analisa as diversas atividades econômicas promovidas por Joaquim da Cunha Diniz Junqueira que foi fazendeiro, cafeicultor, comerciante, negociante de café, dono de casa de comissariado e político, entre os anos de 1890 e 1915 em Ribeirão Preto - SP. A documentação utilizada na pesquisa estava dispersa em arquivos privados e públicos, que mereceu amplo tratamento sobre as relações socioeconômicas do personagem. Busca-se compreender o processo histórico que revela os negócios empreendidos por Joaquim da Cunha Diniz Junqueira que tenderam a se aproximar da dinâmica pautada nos referencias tradicionais e familiares.

O professor explica que, no livro, “Demonstra-se como promoveu a diversificação dos empreendimentos econômicos. Investiga-se os estratagemas e práticas econômicas entre condutas tradicionais e racionais. Explica-se o papel dos negócios relacionados às hipotecas e aos empréstimos. Verifica-se a constituição, organização e produção de café na sua fazenda, propriedade que sintetizou boa parte do comportamento econômico do agente histórico estudado.”

O evento de lançamento contará com as participações dos professores Paulo Eduardo Teixeira (UNESP-Marília) que é o atual presidente da Associação Nacional de História (Anpuh-SP) e do professor Lelio Luiz Oliveira (USP-FEARP), além da presença do autor da obra, Carlo Monti que é professor da (Fahist) e do mestrado do ProfHistoria. O lançamento será transmitido pelo canal do YouTube da ANPUH-SP: http://youtube.com/anpuhsp e não será necessário fazer inscrição prévia e ocorrerá às 19h.

O livro foi publicado pela Editora CRV e pode ser encontrado em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35554-historia-da-cafeicultura-em-ribeirao-preto-rede-de-negocios-e-o-credito-agenciado-pelo-empreendedor-joaquim-da-cunha-diniz-junqueira-1890-1915

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página