TV Tapiri é inaugurada e abre novo espaço de comunicação entre universidade e demais setores da sociedade

• Publicado: Quinta, 29 de Julho de 2021, 20h09
  • Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 20h58

inaguracao tv tapiriUm espaço para comunicação científica, de linguagem acessível e com foco na sociedade. É com esse objetivo que foi inaugurado oficialmente, nesta quarta-feira (28), o canal da TV Tapiri, novo projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa. A estreia ocorreu com uma mesa inaugural de abertura, realizada de forma remota pelo Youtube.

Confira aqui o vídeo de abertura!

Prestigiaram a inauguração, a vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, prof. José Amilton, a representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), profa. Anaiane Souza, o pró-reitor de Ensino Graduação, prof. Denilson Costa, e Eudes Leopoldo, diretor da Proex. A mediação foi feita pela servidora da Proex, Bárbara Ranke.

O projeto funcionará para estabelecer diálogo além dos muros da universidade, é o que pontuou o pró-reitor da Proex. “Devido ao momento de pandemia, o qual estamos vivendo, esse projeto nasce justamente da necessidade da universidade dialogar para além dos seus muros”. José Amilton reforçou, ainda, sobre o papel do canal de informação no diálogo que existe entre a universidade com a comunidade externa.

“Evidentemente que a universidade sempre dialogou com a sociedade em seus projetos de pesquisa e extensão. Mas agora nós pretendemos dialogar de uma forma mais horizontal com toda a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. E por isso reforço a importância da participação de todos com o canal”, disse.

O novo projeto já nasce com uma parceria firmada com a Rede TVT, veículo de comunicação educativo com sede em São Bernardo do Campo (SP). A expectativa é que o canal transmita conteúdos produzidos pela TV Tapiri, assim como outras instituições.

tv tapiri jose amiltonDurante o evento, a vice-reitora destacou a importância da comunicação da Unifesspa com a sociedade e de apresentar à comunidade externa todo o conhecimento que se produz dentro da universidade. “A gente vislumbra uma vida longa a TV Tapiri. Reconhece esse canal como um importante espaço de ampliação da participação da comunidade, dos grupos com os quais a universidade dialoga com suas ações de pesquisa e extensão”, frisou.

Lucélia ressaltou, ainda, a importância que o projeto de extensão terá para a instituição e para a comunidade. “Enquanto gestão, ficamos felizes nesse momento de inaugurar a TV Tapiri, que é apoiada por políticas e recursos de ações afirmativas que trarão pautas importantes que servirão como base para o desenvolvimento da população regional com quem trabalhamos e para o avanço científico”.

O primeiro programa irá ao ar nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, às 18h30, e terá como tema “Meio Ambiente e Biodiversidade”. Será uma conversa com Ricardo Magnus Osório Galvão, professor da USP e ex-diretor do INPE, sobre os impactos das queimadas na Amazônia. O link para acompanhar o acompanhar o programa é este: https://bit.ly/2V3MJgj. Para não perder nenhuma novidade da TV Tapiri se inscreva no canal e ative as notificações!

Sobre a inauguração

A primeira roda de debates abordou o tema “A Mídia digital e o papel da universidade pública”, com a participação do discente do curso de jornalismo, Ricardo D’Almeida, e do professor José Amilton. Durante o debate, foi abordado a importância da TV Tapiri como forma direta para dialogar com pessoas. Sérgio Amadeu, pesquisador de redes digitais, professor da UFABC, ativista da liberdade na rede e um dos convidados para o debate, não pode comparecer devido a um imprevisto de última hora. Clique aqui e assista ao debate!

Nesta quinta-feira (29), a programação de inauguração do canal segue com o debate "Conflitos agrários e a luta camponesa nos retratos midiáticos". Participam Claudelice Santos, defensora de direitos humanos na Amazônia brasileira, e João Leno Pereira, professor do curso de Artes Visuais (Unifesspa), arte educador, artista visual, poeta, músico e militante da ciência horizontal.

Canal TV Tapiri

A TVTapiri é um canal veiculado pelo YouTube para toda comunidade acadêmica e os demais setores da sociedade. A programação será exibida em horários e dias fixos da semana com 22 (vinte e dois) programas temáticos, sendo 20 (vinte) inter/multidisciplinares e 04 (quatro) institucionais, visando atender aos anseios de democratização de conhecimentos acadêmicos, saberes e fazeres da vida cotidiana. Serão debatidos temas ligados ao meio ambiente, à diversidade étnica e de gênero, aos direitos humanos, à cultura, à linguagem, à saúde pública, entre outros, sempre tentando transmitir informação de maneira interessante e acessível.

Seleção de Bolsistas

A Proex divulgou nesta quinta-feira (29) novos editais para concessão de bolsas de extensão. Entre eles, um edital com 20 (vinte) vagas de bolsas, no valor de R$ 400, para o Programa de Extensão Canal Tv Tapiri. Os estudantes selecionados irão atuar na divulgação (redes sociais), produção de artes e comunicação visual, além auxiliar na produção dos programas da TV. As inscrições serão aceitas no período de 29/08 a 05/08/2021, via SIGAA (na aba bolsas) e com o envio da documentação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Acesse aqui o edital completo com todos os requisitos!