IETU: evento reúne nomes internacionais e traz como tema a pesquisa e o ensino de História na Amazônia

• Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 22h42
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h26

Programacao Semana HistoriaA Semana de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ressurgiu e ampliou-se agregando uma novidade para sua quarta edição, neste ano: o I Simpósio Internacional de História, que ocorrerá de 1 ao dia 3 de setembro, com diversas transmissões ao vivo, no canal do curso no Youtube e também em reuniões via Google Meet. O objetivo principal é o encontro de pesquisadores(as), professores(as) e estudantes para para debater temáticas relacionadas à Pesquisa Histórica e ao Ensino de História na região amazônica.

Um evento já é marcado na agenda dos docentes da Unifesspa e de diferentes instituições de Ensino Superior e do Ensino Básico e tem sido um destaque para as experiências dos discentes dos diferentes níveis educacionais. Além de pesquisadores, a ideia é alcançar os graduandos (as) dos cursos de História e de áreas afins; pós-graduandos (as) em História e relacionados e os colegas docentes do Ensino Básico e seus estudantes. Para o Prof. Dr. Bruno Silva, um dos organizadores do evento, “somos uma casa de todos! Vamos falar da Amazônia, da sociedade, das festas, dos desafios, da parcerias da Unifesspa com a região Norte, com o Brasil, com mundo! Vamos falar do nosso protagonismo na escrita da História! Vamos abordar como é ensinar e aprender História da (na) Amazônia! Ou seja, é um evento cultural tendo a História como pano de fundo! E quem somos nós sem História? Ou seja, estamos aqui de braços abertos para receber todos que amam e querem uma Unifesspa cada vez mais plural!”.

Com o tema “Do local ao global: perspectivas para o Ensino de História e a Pesquisa na Amazônia” o simpósio contatá com algumas participações internacionais na abertura e no encerramento. Dentro do evento geral ocorrerá 3 minicursos e 13 simpósios temáticos (STs) e uma mesa redonda no segundo dia. Nesse caso, o participante escolherá de qual minicurso e ST deseja participar, pois ocorrerão simultaneamente.

Os minicursos serão:

1) O lugar do gênero nos estudos sobre o fenômeno de caça as bruxas: problemáticas, interdisciplinaridade e possibilidades de pesquisa;

2) Os usos dos games/jogos eletrônicos no ensino de história;

3) ME CONTA! A aula de história tecida com leitura e escrita na Escola Básica.

Os grupos temáticos (STs):

• Amazônia: História, memória e oralidades
  • Chegadas e Partidas: Travessias, governação e justiça na circulação de papeis nas Américas (séculos XVI – XIX)
  • Circuitos culturais: mediação e circulação local, (trans)nacional e global
  • Do local ao global: a Amazônia colonial em perspectiva
  • Educação intercultural: as políticas educacionais e os desafios relativos à implementação da educação escolar indígena
  • Ensino de História, Amazônia e Fontes Documentais
  • História Agrária e fronteiras em movimento
  • História das mulheres e das relações de gênero no campo das religiões e religiosidades
  • História e Literatura: diálogos possíveis
  • Historicidades e Temporalidades em uma Amazônia Intercultural
  • Mediação e estratégias para o uso de fontes históricas no ensino
  • Multimídias, tecnologia e o processo Ensino-aprendizagem de História
  • Tecnologia e ciência: possibilidades para ensinar história

Participações internacionais

A conferência de abertura será ministrada pelo Prof. Dr. Serge Gruzinski, que é docente na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, onde atua também no Musée du Quai Branly utilizando o tema “Do local ao global: perspectivas de um latinoamericanista europeo”. E o encerramento contará com a palestra da Prof. Dra. Ana Pizarro, da Universidad de Santiago de Chile (USACH) com o tema “Historia y pluralidad”.

Os números de inscritos para apresentação de trabalho foi recorde e já ultrapassa 100, já são mais de 200 escritos para ouvinte e as inscrições ainda estão abertas somente para ouvintes e minicursos através do Sigeventos, basta clicar em acessar, entrar no sistema e escolher o minicurso que deseja. Os minicursos e STs serão transmitido pelo Google Meet e os links serão enviados aos emails dos inscritos, mais informações e detalhes.